RS: Onyx surpreende e chega na frente; Leite supera Pretto por 2,5 mil votos

postado em: Eleições 2022 | 0

A disputa para o segundo turno do governo do Rio Grande do Sul será realizada entre Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB). O cenário confirma os nomes que eram mais ventilados pelas pesquisas de intenção de voto, mas com uma surpresa: Onyx terminou a votação à frente de Leite, recebeu 37,50% contra 26,81%. Edegar Pretto (PT) terminou na terceira colocação da disputa com 26,77%.

Onyx Lorenzoni (PL) chega para o segundo turno como o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao longo de sua campanha, ele destacou o alinhamento com as pautas de Bolsonaro e sua lealdade ao projeto político do presidente. Já Eduardo Leite procurou ressaltar as realizações enquanto foi governador do Estado – e acabou não se comprometendo com a disputa nacional.

A diferença entre a expectativa de votos que as pesquisas indicavam para Eduardo Leite e os votos válidos das urnas pode ser explicada pela votação recebida por Pretto. Nos últimos dias, a campanha petista apostou fortemente no alinhamento com a campanha de Lula e tentou desestimular os votos de eleitores da esquerda em Leite.

Luiz Carlos Heinze (PP) recebeu 4,27%, Argenta (PSC) 2%, Vieira da Cunha (PDT) 1,60%, Ricardo Jobim (Novo) 0,61%, Vicente Bogo 0,27%, Rejane de Oliveira 0,10% e Carlos Messalla 0,06%.

por Sul21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.