AMPLIAR ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS (Por Álvaro Barcellos )

..no llores mi querida

Dios nos vigila… (Bob Dylan)

Temos assistido de um bom tempo para cá uma série de impressionantes Ataques (vários deles frontais) ao que nos resta de Processo Democrático no país.

Ainda antes da eleição de Bolsonaro, alguns episódios de VIOLÊNCIA, com muita cara de atos Nazistas ou Fascistas – como o assassinato do Professor de Capoeira na Bahia. E de Marielle, vereadora no Rio,  e que levantava a voz contra a Opressão e Violência das Milícias e enfocava a Questão da Mulher e do Povo Negro, e acabou sendo morta, com grande repercussão. Até hoje, não se resolveu o caso. Ninguém foi punido. 

Isso sem contar que , pela clara OPÇÃO e COMPROMISSOS do presidente com o GRANDE CAPITAL que hoje sustenta seu (des)governo, vínhamos já há muito tempo acompanhando MORTES terríveis…como a de Chico Mendes e outros homens e mulheres abnegados que dedicaram suas vidas em prol da Natureza e da Amazônia.

Pois hoje, por conta desses compromissos com a ELITE ECONÔMICA, o (des)governo sequer leva à votação algumas Propostas de TAXAÇÃO das GRANDES FORTUNAS ou a COBRANÇA de IMPOSTOS por  parte das igrejas Neo Evangélicas, criadas por Mercenários da Fé, em sua ampla maioria, e que desempenham Papel Triste e Central, na medida em que exercem CONTROLE  nos seus REBANHOS, inibindo-lhes o PENSAMENTO CRÍTICO, para que as coisas se mantenham desse modo mesmo – com enorme Concentração de Riquezas nas mãos de uma minoria, enquantoa imensa maioria padece na pobreza.

Em meio a tantos DESMANDOS, parecem DESGRAÇADAMENTE NATURAIS os tantos INCENDIOS, tão Tristes quanto CRIMINOSOS, que vem gerando muitas e muitas Mortes de Famílias de Indígenas, e dizimando também Plantas e Animais em números Alarmantes – e olha que vários desses atos partem de homens que se dizem DE BEM e TEMENTES A DEUS…que HORROR!

Aliás, se o Deus desses caras é ligado à tanta VIOLÊNCIA, a tanto ÓDIO e DESTRUIÇÃO, à tanta MALDADE, então definitivamente NÃO é um Deus que nos possa representar! Inúmeras mortes encomendadas  (de Padres, de Sem Terras, de Homens e Mulheres Pobres – majoritariamente Pretos e Pardos, e portanto INVISÍVEIS vão acontecendo)…e NÃO podemos RELATIVIZAR ou NATURALIZAR tamanha Violência…invariavelmente em nome de uma imensa GANÂNCIA: os tentáculos da MORTE que o CAPITALISMO gera, se voltam sempre CONTRA os interesses do POVO TRABALHADOR.  

Sonhei dia desses que encontrava Deus…e ele estava tão velho e cansado e triste…devia estar pensando: Eu criei o Homem como minha Imagem e Semelhança e agora ele DESTRÓI minha Obra toda – as ÁRVORES, os RIOS, os MARES, os POVOS, as MULHERES…No que se tornou o Homem que criei ao permitir que INTOLERÂNCIA e IGNORÂNCIA vençam. E que a NÃO-ACEITAÇÃO de Diferenças de qualquer tipo ou natureza ou concepção fosse HIPOCRITAMENTE vitoriosa???

Quando uma lágrima Dele inundou meu quarto, acordei…Ele estava muito triste. Muito mesmo…

Em suma: ou VIRAMOS o JOGO, para que Deus recupere sua Fé na Humanidade, ou entregamos a DEMOCRACIA que foi a duras penas reconstruída. A ordem, portanto, é ARREGAÇAR as mangas, ROMPER BARREIRAS e resgatar um Tempo de RETOMADA da ESPERANÇA – que passa pela DERROTA do BolsoNAZISMO.

Daí nosso SONHO fica bem mais LEVE. Daí, Deus volta a sorrir!

Fonte: Álvaro Barcellos é Colunista da RádiOCom

Deixe uma resposta