Novo encontro de valorização reúne servidores penitenciários do PRP

postado em: Sem categoria | 0

No sábado (19), das 9h às 17h, ocorre novo encontro de Valorização do Servidor Penitenciário do Presídio Regional de Pelotas (PRP). A atividade, promovida pelo Grupo Interdisciplinar de Trabalhos e Estudos Criminais Penitenciários da Universidade Católica de Pelotas (GITEP/UCPel), conta com o apoio de outras instituições e tem o intuito de promover a valorização humana dos trabalhadores.

Outro ponto proposto pela iniciativa é também destinar maior atenção a esses trabalhadores, devido ao impacto positivo de sua atuação na dimensão da segurança Pública. De acordo com o coordenador do GITEP, professor Luiz Antônio Chies, eleger os servidores penitenciários como grupo prioritário decorre da compreensão que os acontecimentos da questão prisional afetam não só o trabalho, mas também a saúde e estima profissional dos servidores.

A partir de estudo realizado pelo GITEP entre os anos de 1999 e 2001, ficou comprovado que um número significativo de Servidores Penitenciários registrava sentimento de perda de liberdade, isolamento e rejeição social. “Apesar da data do estudo, esses resultados se projetam válidos até hoje, tendo em vista o agravamento das condições de trabalho no PRP”, enfatiza Chies. A mesma pesquisa registrou também que metade dos entrevistados tem a percepção de não se sentir valorizado.

Juntamente com o GITEP, ligado ao Programa de Pós- Graduação em Políticas Sociais e Direitos Humanos (PPGPSDH/UCPel), integram apoio à atividade o Conselho da Comunidade da Execução Penal da Comarca de Pelotas e Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Fonte: UCPel

Deixe uma resposta