Mais Recentes :

Workshop propõe percurso urbano para fotografar o patrimônio e postar na Wikipédia

Workshop propõe percurso urbano para fotografar o patrimônio e postar na Wikipédia

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (Leur/ICH/UFPel) está promovendo o evento “Wikipédia e patrimônio cultural: Paisagens de um percurso urbano em Pelotas, RS”.

A atividade ocorrerá no dia 16 de setembro, em dois momentos distintos: das 9h às 12h e das 14h30min às 17h30min.

O evento pretende fotografar o patrimônio cultural pelotense e adicioná-lo à plataforma Wikimedia Commons para ampliar sua divulgação em nível internacional. Todas as fotos carregadas concorrerão aos prêmios do Wiki Loves Monuments Brasil 2023.

As atividades terão o intuito de trabalhar questões como a valorização do patrimônio arquitetônico, a importância da boa documentação e o potencial de plataformas colaborativas para a melhoria da informação que circula nacional e internacionalmente.

A ação é realizada pelo Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil, por intermédio da arquiteta Sandra Schmitt Soster, com organização da antropóloga e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPC/UFPel) Rossanna Prado Perez e coordenação do professor Sidney Gonçalves Vieira, do Leur (Departamento de Geografia, LEUR e PPGMSPC).

O evento conta com o apoio do PPGMSPC/UFPel e do Programa de Pós-Graduação em Geografia do ICH/UFPel.

Percurso Urbano

No sábado (16) pela manhã, às 9h, junto ao Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Zattera, se iniciará um percurso urbano. O itinerário que vai passar pelos principais Focos de Interesse Cultural (FEICs) da Área de Interesse do Ambiente Cultural do Centro (AEIAC-Centro), nos termos definidos pelo 3º Plano Diretor de Pelotas. Durante o percurso haverá parada nas diversas estações para que se possa fazer a apresentação dos principais aspectos referentes à história, geografia, sociedade e patrimônio cultural dos lugares selecionados.

Os participantes serão incentivados a fotografarem os aspectos que julgarem mais relevantes do percurso e das estações, com a finalidade de que tais fotos possam alimentar a plataforma Wikimedia Commons.

Registro Documental

Ainda no sábado, na parte da tarde, a partir das 14h30min, no Laboratório em Geotecnologias Aplicadas à Geografia (LABGeotec), no Campus 2 do ICH (Rua Almirante Barroso, 1.202), será realizada a segunda parte do evento, quando então a arquiteta Sandra Schmitt Soster ministrará uma oficina para que se possa fazer o carregamento das fotografias na plataforma Wikimedia Commons.

Vagas limitadas

Tendo em vista a necessidade de uso de computadores o número de inscritos para participação no evento, na parte da tarde, será limitado em 40 participantes. Para fazer a inscrição, basta preencher o formulário on-line.

Mais informações

Os parceiros da Wikipedia, “Wikipédia Edit-a-thon”, já criaram uma página com mais informações sobre a atividade.


Fonte: UFPel


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes