UFPel promove seminário sobre o futuro dos museus em tempos de transformação
Violência doméstica em Pelotas: 3,1 mil casos registrados em 2024
O enfrentamento à violência doméstica segue como um dos maiores desafios em Pelotas. Dados do Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), mostram que 80% dos casos de agressão contra mulheres foram formalmente notificados em 2024, totalizando cerca de 3,1 mil ocorrências.
A informação foi divulgada durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Mulher (GGI-Mulher), na última terça-feira (15), no Paço Municipal. O encontro contou com a presença da vice-prefeita Daniela Brizolara, da secretária de Políticas para as Mulheres, Marielda Medeiros, do secretário de Segurança Pública, Márcio Medeiros, e de representantes das forças de segurança e de apoio às vítimas, como o Cram e a Patrulha Maria da Penha.
Denúncias impulsionam políticas públicas
Segundo o coordenador do Observatório, José Mário da Silva Junior, o alto percentual de notificações indica maior confiança das mulheres em procurar apoio. Ele também destacou a queda no descumprimento de medidas protetivas e nos casos de perseguição.
"Ainda há muito o que melhorar, mas é fundamental que as mulheres continuem denunciando. Esses dados são essenciais para o planejamento de novas políticas de combate à violência", afirmou.
A vice-prefeita Daniela Brizolara reforçou a importância da integração entre órgãos: "Estamos aqui pelo mesmo objetivo: enfrentar a violência contra a mulher. Não vamos avançar se agirmos isoladamente."
Serviço
Reunião do GGI-Mulher
Data: 15 de abril de 2025
Local: Paço Municipal de Pelotas
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Ricardo Bandar/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário