UFPel promove seminário sobre o futuro dos museus em tempos de transformação
UFPel exibe objetos feitos à mão para ensinar em escolas rurais entre 1972 e 2019
Exposição reúne materiais criados por professora da rede pública e preservados como patrimônio da educação no Centro Hisales
O Centro de Memória e Pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales) da UFPel inaugura, nesta segunda-feira (12), a exposição “Criando e jogando: a magia do ensino por meio do lúdico”, com entrada gratuita. A mostra apresenta uma seleção de objetos pedagógicos criados artesanalmente pela professora Iria Anni Dickel de Freitas, que atuou na zona rural do município de Rio Grande (RS) por quase cinco décadas.
Os materiais foram usados em aulas de turmas regulares e multisseriadas entre os anos de 1972 e 2019. São jogos, rolos ilustrados, cartazes e outros recursos didáticos feitos à mão para tornar o ensino mais acessível em contextos com pouca estrutura escolar. Os itens integram um conjunto de 641 peças doado pela docente ao acervo do Hisales, que se dedica à preservação da cultura material escolar e da história da educação.
Visitação aberta ao público
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, na Sala 101H do Campus II da UFPel, localizado na Rua Almirante Barroso, 1202. Grupos interessados em visitas mediadas devem agendar pelo e-mail grupohisales@gmail.com.
A exposição convida o público a refletir sobre a prática docente em espaços rurais e sobre o valor da criatividade como ferramenta pedagógica, especialmente em tempos e lugares marcados pela escassez de recursos.
Serviço
Exposição: Criando e jogando – a magia do ensino por meio do lúdico
Abertura: segunda, 12 de maio
Visitação: segunda a sexta-feira
Horários: 9h às 11h30 e 14h às 17h
Local: Sala 101H – Campus II da UFPel (Rua Almirante Barroso, 1202)
Entrada gratuita
Agendamento de grupos: grupohisales@gmail.com
Fonte: Hisales – UFPel
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário