"A história negra é ocultada no RS", afirma vice-presidenta do Clube Cultural Fica Ahí
Saberes ancestrais e saúde: Pelotas sedia simpósio internacional em agosto
Simpósio discutirá práticas de matriz africana como complemento ao SUS
Entre os dias 7 e 9 de agosto, Pelotas será sede do 4º Simpósio Internacional Negritude em Pauta. Com o tema "Povos Tradicionais de Matriz Africana: Saberes ancestrais promotores de saúde e cura complementares ao SUS", o evento propõe um espaço de trocas e práticas afrocentradas voltadas à saúde integral e antirracista.
A atividade é voltada a pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde e educação, lideranças de comunidades tradicionais e interessados na valorização de saberes ancestrais. O simpósio será realizado em formato presencial, com transmissão online. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Even3.
A programação inclui apresentação de trabalhos, mesas temáticas, atividades culturais e debates com palestrantes nacionais e internacionais. Estão confirmados nomes de países do Continente Africano e da América do Sul. Os temas discutem desde práticas de cura, agroecologia e mudanças climáticas até questões como anemia falciforme e saúde da população negra.
Inscrições e submissão de trabalhos
O evento aceita submissão de resumos e vídeos nos seguintes eixos: Saberes e Práticas de Cura na Educação; Subjetividades Negras e Narrativas do Cotidiano; Corpo, Território e Resistência. Os arquivos e instruções estão disponíveis na bio do simpósio no instagram.
Apoio institucional
O simpósio é organizado pelo coletivo Hildete Bahia (curso de Enfermagem da UFPel) e pelo Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, com financiamento do CNPq e do Ministério da Igualdade Racial.
Convite ao Executivo
Na última sexta-feira (27), os organizadores do evento foram recebidos na Prefeitura por integrantes do Executivo Municipal. Durante o encontro, foi formalizado o convite à participação institucional da gestão na atividade. A Prefeitura demonstrou apoio à temática e reforçou a importância de espaços que promovam o reconhecimento dos saberes de matriz africana como parte da construção de uma saúde mais justa.
Serviço
Evento: IV Simpósio Internacional Negritude em Pauta
Data: 7 a 9 de agosto
Formato: Presencial e com transmissão online
Inscrições: https://www.even3.com.br/iv-simposio-internacional-negritude-em-pauta-578960/
Fonte: Prefeitura de Pelotas / Organização do Simpósio
Imagem: Paolo Altruda/Tucum
0 comentários
Adicionar Comentário