Mais Recentes :

RS recebe 9 pacientes com covid-19 vindos de Rondônia

RS recebe 9 pacientes com covid-19 vindos de Rondônia

O Rio Grande do Sul recebeu na madrugada de ontem quarta-feira (27) nove pacientes de covid-19 vindos de Porto Velho, capital de Rondônia. O Estado deve receber outras 41 pessoas como parte do esforço para ajudar a situação da cidade, que está com 100% de ocupação nos leitos preparados para o enfrentamento do coronavírus.

Segundo o governo do RS, a expectativa é de que outras 20 pessoas cheguem na quinta-feira (28) e há possibilidade de mais pacientes serem transferidos na sexta-feira (29).

Os pacientes, cujas idades variam entre 49 e 71 anos, chegaram ao Aeroporto Salgado Filho em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e, depois de passarem por uma triagem, foram encaminhados a dois hospitais de Porto Alegre. O Hospital Nossa Senhora da Conceição recebeu cinco pacientes, e o Hospital de Clínicas, quatro. Os custos da viagem estão sendo arcados pelo governo federal.

“Aqui no RS temos uma estrutura hospitalar melhor e estamos acostumados a tratar doenças respiratórias, devido ao inverno. Então, estamos preparados para ajudar os Estados do Norte que nos solicitaram”, disse o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, que coordenou a operação de transferência.

Todos os pacientes ocuparão leitos de enfermaria e serão mantidos em isolamento, inclusive de outros pacientes de covid-19 que já estejam hospitalizados. Se houver piora do quadro, há possibilidade de que precisem de leitos de UTI. O diretor de Regulação Estadual acrescentou que o RS está preparado para garantir o tratamento adequado aos pacientes.

Segundo o governo, a chegada dos rondonienses não impacta o cálculo das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado das duas cidades. O Estado flexibiliza, na base de cálculo, pacientes de fora da região.

Fonte: Sul 21

Imagem: Sul 21


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes