Mais Recentes :

RS recebe 116 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

RS recebe 116 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca

Chegou a Porto Alegre na última manhã de domingo (24) o primeiro lote de vacinas da Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus. A carga contendo 116 mil doses do imunizante aterrissou no Aeroporto Internacional Salgado Filho pouco antes das 9h30. De acordo com a Secretaria de Saúde, as vacinas serão distribuídas às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) de todo o Estado na segunda-feira (25).

Ainda segundo a SES, as 116 mil novas doses servirão para vacinar mais 116 mil pessoas, majoritariamente trabalhadores da saúde. A segunda dose da vacina será aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde.

Na segunda-feira passada (18), o RS recebeu a primeira leva de imunizante contra a covid-19: 341,8 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. No entanto, no primeiro lote, o governo decidiu por distribuir apenas 170,8 mil doses, aproximadamente a metade do total recebido. O restante ficou armazenado para que o mesmo público receba a segunda dose, que garante a proteção, cuja previsão para aplicação é entre duas e quatro semanas após a primeira.

A decisão de postergar a segunda dose da vacina de Oxford até o prazo máximo recomendado pelo fabricante segue orientação divulgada pela Fiocruz, que vê na medida uma maneira de imunizar a população mais rapidamente. Estudos clínicos indicam que a vacina atinge 73% de eficácia com a primeira dose e que pode alcançar 82% com a segunda. A expectativa é que em três meses, quando deve ser aplicada a segunda dose em quem receber a primeira agora, a Fiocruz já esteja produzindo o imunizante no Brasil.

Fonte: Sul 21

Imagem: Sul 21


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes