Mais Recentes :

Radar de previsões meteorológicas do CPPMET recebe investimento estadual

Radar de previsões meteorológicas do CPPMET recebe investimento estadual

Na tarde da última sexta-feira (14), o radar do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel, localizado no CAVG, recebeu a visita do governador do Estado, Eduardo Leite, acompanhado pela Reitora da UFPel Isabela Andrade, pela Prefeita Paula Mascarenhas e pelo Deputado Daniel Trzeciak.

A visita marcou o anúncio do investimento de 2,7 milhões para as manutenções necessárias do radar, que está inoperante desde 2022. Segundo a chefe do CPPMET, Débora Souza Simões, uma troca no computador servidor do sistema resultou em incompatibilidade entre o funcionamento da antena que escaneia a atmosfera e o sistema operacional, o que deixou o radar inoperante desde então. 

“O investimento prometido pelo Governo Estadual possibilitará que todas as etapas necessárias para a plena operação do radar sejam executadas. Com o equipamento operando 24h por dia, 7 dias da semana, será possível monitorar a atmosfera em uma área de 240km de raio a partir de Pelotas no modo quantitativo, e em raio de 450km no modo vigilância. Nesta área menor (de 240km) é possivel monitorarmos a ocorrência, o deslocamento e intensidade de tempestades severas, tornados, microexplosões e diferentes tipos de chuva (granizo, por exemplo).” - Débora Souza Simões.

O equipamento permite avaliar antecipadamente a magnitude e os potenciais riscos diante da ocorrência de eventos climáticos severos, além do benefício acadêmico e científico que proporcionará tanto para a UFPEL quanto para outras instituições de ensino e pesquisa da região.

Redação: Ridley Madrid

Imagem: Arquivo UFPel


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes