"Maya", novo romance de Hilda Simões Lopes, reconstrói a força das vivandeiras e mulheres esquecidas da história
Projeto prevê novo acesso público ao arroio Pelotas e melhorias viárias na orla do Areal
Ação preve a pavimentação da Estrada da Costa, calçamento e ciclofaixas do Obelisco na avenida Domingos de Almeida até ruas da vila da Palha
A região que se estende do Obelisco da avenida Domingos de Almeida até a Estrada da Costa, onde se concentram as charqueadas, deve receber um conjunto de obras de urbanização que inclui pavimentação, calçamento, ciclofaixas e um ponto de acesso público ao arroio Pelotas. O investimento de R$ 5,7 milhões vem de recursos do Ministério do Turismo e de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).
O projeto, redesenhado pela atual gestão municipal por meio da Unidade de Projetos e Desenvolvimento Urbano Integrado (Urbi), da Secretaria de Urbanismo (Seurb), também contempla melhorias nas vias da Vila da Palha — conhecida como Areal Fundos — e intervenções de drenagem para reduzir riscos de alagamento.
Obras previstas e impacto local
Além do trecho entre o Obelisco e a Estrada da Costa, o plano inclui obras em pontos estratégicos do município. No 7º Distrito, está prevista a reforma das pontes do Totó, próximas à Colônia de Pescadores Z3; da colônia Santa Coleta; e do Quilombo. A proposta é integrar melhorias de infraestrutura urbana com potencial turístico, mantendo o caráter público dos espaços.
Segundo o secretário de Urbanismo, Otávio Peres, as alterações feitas pela atual gestão acrescentaram módulos de drenagem e a abertura do acesso à orla, inexistente na versão herdada da administração anterior. “Nosso projeto visa potencializar o aspecto turístico sem perder o caráter público, com melhorias para a comunidade da Vila da Palha e abertura de acesso à população ao arroio Pelotas — hoje bastante restrito”, afirma.
Apresentação à comunidade
A proposta será apresentada nesta segunda-feira (11), às 18h30, em reunião aberta na Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida (avenida Domingos de Almeida, 4.057). O encontro, convocado pelos vereadores Fernanda Miranda (Psol) e Paulo Coitinho (Cidadania), marca a primeira exposição pública do projeto para moradores da região. Até agora, a discussão esteve restrita a empreendedores locais e representantes do Legislativo.
Atualmente, o projeto está em análise na Caixa Econômica Federal para validação técnica. A expectativa da Prefeitura é iniciar o processo de licitação ainda em 2025.
Serviço
- Reunião de apresentação do projeto de urbanização na orla do Areal
- Data: 11 de agosto de 2025
- Horário: 18h30
- Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Piratinino de Almeida (avenida Domingos de Almeida, 4.057)
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Volmer Perez/Secom Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário