Prefeitura realiza ações preventivas na orla do Laranjal
Prefeitura realiza ações preventivas na orla do Laranjal
Moradores da região devem seguir atentos à previsão de ventos e variação do nível da água
Para proteger a região do Laranjal diante da elevação gradual da Lagoa dos Patos, a Prefeitura realiza nesta sexta-feira (27) uma série de intervenções preventivas em pontos estratégicos da orla. As medidas buscam garantir maior segurança para os moradores, principalmente nos trechos já impactados por alagamentos no passado.
Equipes da Defesa Civil, do Sanep e da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura atuam no reforço de diques, nivelamento de trechos mais baixos no Valverde, colocação de barreiras de areia e contenção na avenida Arthur Augusto Assumpção, com o objetivo de evitar a entrada de água pelo banhado.
Nível da água segue estável, mas monitoramento continua
Até o momento, os níveis da Lagoa dos Patos e do canal São Gonçalo seguem abaixo das cotas de risco. Na manhã desta sexta, os sensores do Sanep registraram 1,41 metro na lagoa e 1,01 metro no canal. No entanto, a previsão de ventos leste no sábado (28) pode elevar temporariamente o nível da água, razão pela qual a atenção permanece redobrada.
O trabalho é feito com acompanhamento técnico de pesquisadores da UFPel, que auxiliam na análise dos dados hidrológicos e meteorológicos.
Novo sensor amplia capacidade de resposta
Um novo sensor de nível da água está sendo instalado próximo ao Trapiche, com tecnologia da Agência Nacional das Águas (ANA). O equipamento permitirá integrar dados com outras cidades da região Sul e ampliar a capacidade de monitoramento preventivo do município.
A Defesa Civil mantém plantão para atender moradores que precisarem de orientação ou relatar situações de risco. O telefone é (53) 99700-7575.
Serviço
Região com ações preventivas: Bairro Laranjal – orla e entorno
Órgãos envolvidos: Defesa Civil, Sanep, Ssui, UFPel
Medições atuais:
- Lagoa dos Patos: 1,41 metro
- Canal São Gonçalo: 1,01 metro
Contato da Defesa Civil: (53) 99700-7575
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Volmer Perez/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário