OUÇA AO VIVO:

Arquibancada do Samba

Mais Recentes :

Esta terça (21) é Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Esta terça (21) é Dia Internacional Contra a Discriminação Racial

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidades (ONU) em memória aos/às lutadores/as assassinados/as pela política racista do apartheid, na África do Sul, em 21 de março de 1966.

Na ocasião, cerca de 20 mil pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava negros/as a utilizarem um crachá com a identificação dos locais onde que podiam frequentar. O exército, em resposta, realizou uma chacina, que vitimou 69 manifestantes e deixou centenas de feridos. O episódio ficou conhecido como Massacre de Sharpeville.

À semelhança do que ocorreu no Massacre de Sharperville, no Brasil o racismo vitima milhares de negras e negros todos os anos. Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública sobre a violência contra pessoas negras no Brasil, divulgado em 2022, na última década 72% de todos os homicídios no país foram de negros. Em 2021, a cada 100 pessoas assassinadas, 78 eram pretas. Neste mesmo ano foram registrados no país 13.830 casos de injúria racial e 6.003 casos de racismo.

Os dados também apontam que, em 2021, mulheres negras representaram 62% das vítimas de feminicídio e 70,7% das vítimas de demais mortes violentas intencionais. Ainda, são elas que sofrem mais assédio: 43,3% contra 30% de mulheres brancas.

As mulheres negras também continuam na base da pirâmide social, conforme mostra pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego do segundo trimestre de 2022 entre as mulheres negras foi de 13,9%, entre as mulheres brancas foi de 8,9%, entre os homens negros 8,7% e entre os homens brancos 6,1%.

Resistência

A resistência entre a população negra no Brasil sempre esteve presente. Resistir contra os antigos senhores, contra a violência, contra a discriminação no trabalho e na escola e contra a tentativa de apagamento da sua história são diversas formas de enfrentamento a que negros e negras são chamados a confrontar. Por isso se faz tão importante o dia de hoje.

A ADUFPel está ao lado desta luta! Pela eliminação de todas as formas de discriminação racial!

Assessoria ADUFPel 


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes