Mais Recentes :

Moraes chama plano golpista de Bolsonaro com Marcos do Val de ‘Operação Tabajara’

Moraes chama plano golpista de Bolsonaro com Marcos do Val de ‘Operação Tabajara’

 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou como “ridícula” a tentativa de golpe relatada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES), ao confirmar hoje (3) que foi procurado pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES) para falar sobre um plano golpista arquitetado por Daniel Silveira e Jair Bolsonaro contra ele. “Operação Tabajara”, disse o ministro, durante discurso por meio de videoconferência para um evento do Lide – Grupo de Líderes Empresariais, em Lisboa.

“Foi exatamente essa a tentativa de Operação Tabajara que mostra o quão ridículo nós chegamos na tentativa de um golpe no Brasil”, declarou Alexandre de Moraes, que falou pela primeira vez sobre as denúncias apresentadas pelo parlamentar sobre um suposto plano de golpe para melar o resultado das eleições e o tornar suspeito para julgar casos envolvendo atos antidemocráticos.

O ministro confirmou que Marcos do Val solicitou uma audiência – sem adiantar qual seria o assunto – e que, ao chegar ao Supremo, o parlamentar relatou que havia se reunido com Silveira e Bolsonaro. E que na ocasião teria surgido a ideia de produzir uma gravação clandestina em que o ministro admitiria disposição inicial de implicar Bolsonato em atos antidemocráticos.

“A ideia genial que tiveram foi colocar escuta no senador, para que o senador, que não tem nenhuma intimidade comigo – eu conversei exatamente três vezes na vida com esse senador –, para que o senador pudesse me gravar e, a partir dessa gravação, pudesse solicitar a minha retirada da presidência dos inquéritos”, ironizou Moraes.

O ministro afirmou ter indagado a Marcos do Val se ele poderia confirmar o relato de forma oficial em um depoimento. Mas o parlamentar teria dito que “era uma questão de inteligência” e que não poderia confirmar por escrito o que tinha acabado de dizer. “Eu me levantei, despedi do senador e agradeci a presença. Até porque, o que não é oficial, para mim não existe”, disse Moraes.

O senador Marcos do Val, em coletiva de imprensa ontem, relatou um plano supostamente articulado pelo ex-deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) para grampear o ministro Alexandre de Moraes. Ele disse que o ex-deputado detalhou o plano em uma reunião em que Jair Bolsonaro estava presente.

O senador contou como ocorreu o encontro entre ele, o ex-presidente e Daniel Silveira. “Na hora eu disse o seguinte: ‘não vou dar a resposta agora, vou pensar sobre isso’, porque eu já estava pensando que eu precisava reportar isso pro ministro (Alexandre de Moraes). Ele (Bolsonaro) falou ‘tá bom, nós aguardamos’. Só isso”, relatou Do Val. Questionado se a resposta de Bolsonaro não indicaria que ele endossou o plano de golpe, Do Val disse que isso teria que ser perguntado ao próprio ex-presidente.

Por Redação com informações Rede Brasil Atual


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes