Mais Recentes :

Por falta de medicamentos, Santa Casa de São Gabriel transfere pacientes de UTI para outras cidades

Por falta de medicamentos, Santa Casa de São Gabriel transfere pacientes de UTI para outras cidades

A Prefeitura de São Gabriel, município localizado na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul, informou na tarde desta segunda-feira (5) que a Santa Casa de Caridade da cidade irá solicitar a transferência de todos pacientes de covid-19 internados em UTI para hospitais de outros municípios porque está enfrentando escassez de insumos de tratamento intensivo, como bloqueadores neuromusculares e sedativos para intubação.

Segundo a Prefeitura, a direção do hospital está encontrando dificuldade em adquirir os insumos porque há escassez no mercado e o material enviado pelo governo do Estado é insuficiente. Na nota, a Prefeitura diz que, em conjunto com a Santa Casa, vem apelando há mais de 15 dias para que o governo envie mais medicamentos.

Após reunião com representantes do hospital pela manhã, o prefeito Rossano Dotto Gonçalves (PL) afirmou que está pressionando deputados estaduais e o governo do Estado a enviar novas remessas dos medicamentos, que, segundo ele, são de responsabilidade estadual.

“Este é um momento especialmente grave da pandemia no Brasil, o coronavírus e suas novas cepas têm ceifado vidas com praticamente o mesmo grau de intensidade em todo o País, e por isso mesmo precisamos de muita união. É por isso que estamos trabalhando em conjunto com a Santa Casa, em favor das vidas que lá estão sendo tratadas, em respeito aos médicos, enfermeiros, auxiliares, equipes de higienização e todos os envolvidos na linha de frente, que tem feito um trabalho sério e dedicado. Temos somente este hospital ao qual recorrer no município, especialmente os pacientes SUS, e precisamos defender a saúde dos que mais precisam”, disse o prefeito em nota divulgada pela Prefeitura.

Nesta segunda, a região da fronteira oeste registra uma taxa de 117% de ocupação de leitos dedicados a pacientes de covid-19.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou durante a tarde que, nesta terça-feira (6), será feita a distribuição de 92.799 frascos de sedativos e bloqueadores neuromusculares a 69 hospitais gaúchos. Serão distribuídos os medicamentos Atracúrio, Cisatracúrio, Midazolam e Rocurônio, que fazem parte do chamado kit intubação e são necessários ao procedimento de ventilação mecânica em pacientes com dificuldades respiratórias.

Em matéria publicada em seu site, a secretaria reconhece que hospitais do Estado estão sofrendo com a falta de medicamentos, mas não fala da situação em São Gabriel, citando como exemplo de escassez o Hospital de Caridade de Carazinho e o Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo.

Segundo a SES, a responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares. Contudo, diante a dificuldade de aquisição no País e do aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los aos hospitais.

A secretaria afirma ainda que faz um levantamento semanal do estoque dos 22 medicamentos para intubação e que a rede hospitalar sofre com a escassez desde julho passado em decorrência da pandemia de covid-19.

Não há informações sobre o envio de insumos especificamente para a Santa Casa de São Gabriel. A reportagem enviou questionamentos para a SES a respeito da situação do município, mas obteve como resposta apenas a nota que informa sobre a distribuição dos medicamentos nesta terça.

Fonte: Sul 21

Imagem: Sul 21


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes