Mais Recentes :

Pelotas mantém 13 casos confirmados de dengue e intensifica ações contra focos do mosquito

Pelotas mantém 13 casos confirmados de dengue e intensifica ações contra focos do mosquito

Campanha de conscientização e mutirões seguem nos bairros com maior incidência de focos do Aedes aegypti

Pelotas segue com 13 casos confirmados de dengue, segundo o boletim mais recente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na sexta-feira, 11 de abril. O número é o mesmo da semana anterior. Entre os casos, quatro são considerados importados e duas pessoas seguem hospitalizadas.

De janeiro a abril, a Vigilância em Saúde recebeu 177 notificações de casos suspeitos. Destas, 145 já foram descartadas e 19 ainda estão sob investigação.

Ações de combate continuam

Com o objetivo de reduzir os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a campanha “Deu pra ti – Aqui a dengue não vai se criar” segue ativa em diversos bairros da cidade. A ação envolve mutirões em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), além de um carro de som que circula pelas regiões mais afetadas para alertar a população.

Equipes da SMS também realizam a aplicação do produto químico Fludora em residências e pontos estratégicos como empresas de ônibus, transportadoras, escolas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Estação Rodoviária.

Mais de 120 focos só em abril

Somente no mês de abril, já foram identificados 125 focos do mosquito em diferentes bairros da cidade. A distribuição dos focos é a seguinte:

Fragata: 68 focos

Três Vendas: 22 focos

Centro: 20 focos

São Gonçalo: 7 focos

Areal: 5 focos

Laranjal: 3 focos

As autoridades reforçam que a colaboração da população é fundamental para eliminar criadouros e evitar novos casos.

Serviço

Em caso de suspeita de dengue, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação. Os sintomas mais comuns incluem:

- febre alta

- dores no corpo

- dor atrás dos olhos

- manchas vermelhas na pele

- cansaço


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia