Bibliotheca Pelotense será restaurada com investimento de R$ 1 milhão
Nova taipa e melhorias viárias aumentam proteção contra cheias no Laranjal
Intervenções visam evitar alagamentos e garantir acesso em áreas críticas do balneário
Moradores da Nova Prata e da região da Barra, na praia do Laranjal, contam agora com reforços importantes contra alagamentos e cheias. As obras, realizadas pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui), incluem a construção de uma nova taipa e a recuperação da estrada da Barra, pontos frequentemente afetados por inundações.
Na rua Nova Prata, balneário Valverde, foi construída uma taipa de 700 metros com material adequado para resistir a cheias de até 1,80 metro acima do nível do canal que separa a via do loteamento Las Acácias. Antes, o local era protegido apenas por sedimentos acumulados, com sete aberturas que deixavam a área vulnerável a alagamentos frequentes.
Com a nova estrutura, o escoamento da água será feito pela casa de bombas do Pontal da Barra, melhorando a segurança de moradores e da comunidade pesqueira instalada na região.
Estrada da Barra
Na estrada da Barra, a Ssui está reutilizando pedras e areia levadas pelas enchentes para reforçar as laterais da via. O material está sendo reaproveitado para criar uma calçada elevada entre o banhado e a pista, que servirá como dique e passagem para pedestres, mantendo a conexão entre a Barra e o trapiche mesmo em períodos de cheia.
As intervenções fazem parte de um conjunto de obras emergenciais de contenção no Laranjal. Outras ações seguem em andamento com o objetivo de aumentar a resiliência da região a eventos climáticos extremos e preservar o acesso e a segurança da população local.
Serviço:
Localidades atendidas: rua Nova Prata (balneário Valverde) e estrada da Barra (praia do Laranjal)
Obras realizadas: construção de taipa, reforço de pista, calçada elevada
Objetivo: prevenir alagamentos, proteger moradias e garantir acesso seguro
Fonte: Secom Pelotas
Imagem: Divulgação/Ssui
0 comentários
Adicionar Comentário