Mais Recentes :

Moradores do Laranjal discutem com poder público ações contra enchentes

Moradores do Laranjal discutem com poder público ações contra enchentes

Audiência pública apresentou medidas de contenção já em andamento e explicou próximos passos para ampliar a proteção do bairro

Moradores do Laranjal participaram de uma audiência pública na noite de terça-feira (22) para tratar das medidas de prevenção a enchentes na região. O encontro foi realizado na sede do Laranjal Praia Clube e reuniu cerca de 90 pessoas, além de representantes de diversas secretarias municipais.

Durante a reunião, foram detalhadas ações já executadas nos últimos meses, como a elevação da faixa de areia no Laranjal e no Pontal da Barra, reforço do dique da avenida Arthur Augusto Assumpção, recuperação da estrada da Barra e manutenção da casa de bombas da rua Nova Prata, hoje apta a operar com capacidade máxima.

Dúvidas sobre obras e recursos foram esclarecidas

Moradores questionaram o andamento dos projetos de macrodrenagem, cadastramento e desobstrução de redes de esgoto, que integram o Plano Rio Grande, do governo estadual. A Prefeitura informou que esses projetos já foram pré-aprovados, e que o município está apto a receber recursos para executá-los por meio do Fundo Municipal de Reconstrução, criado em maio.

Esse fundo viabiliza a execução do programa Pelotas 4M, que prevê a elevação de diques de contenção para quatro metros e outras obras estruturais no Laranjal. A estrutura administrativa do fundo atende às exigências do Estado e permite repasses via modelo fundo a fundo, garantindo mais agilidade na liberação e aplicação dos recursos.

Contenção na orla será mantida durante o inverno

Uma estrutura de contenção com areia foi instalada na orla do Laranjal e seguirá ativa durante todo o inverno, como medida de precaução contra o avanço das águas da Lagoa dos Patos. A contenção possibilitou ao Sanep instalar um sistema de bombeamento emergencial na avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção, próximo ao chafariz Velas ao Vento.

Além disso, a comunicação entre o canal São Gonçalo e o canal próximo à estação de bombeamento foi interrompida, reforçando o dique da região. A ação envolveu o Sanep, a Defesa Civil e a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI).


Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Rafael Almeida e Volmer Perez/Secom


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia