Mais Recentes :

MetSul alerta para chuvas intensas e tempestades severas no RS

MetSul alerta para chuvas intensas e tempestades severas no RS

Neste fim de semana , a Metsul Meteorologia divulgou um alerta para novo episódio de chuva torrencial no Rio Grande do Sul durante a próxima semana. Segundo a empresa, algumas regiões do Estado serão atingidas por chuvas extremas, com volumes altos em curtos períodos, capazes de gerar alagamentos e inundações repentinas. A previsão também alerta para a formação de um ciclone extratropical na costa durante a terça-feira (26), que vai reforçar ainda mais a instabilidade com chuva intensa e com tempestades fortes a severas no RS e em parte de Santa Catarina.
Ainda neste domingo, as regiões Centro, Sul e o Leste gaúcho devem ter chuva localmente forte, raios e provável granizo isolado ainda neste domingo. Já no Noroeste e no Norte, há risco de chuva e temporal em pontos localizados, ocasionados pelo excessivo calor na região. A partir desta segunda-feira (25), novas e fortes áreas de instabilidade devem se formar mais do Centro para o Norte, migrando no sentido Sul e alcançando pontos da Metade Sul gaúcha. A empresa reforça que persiste o risco de chuva localmente forte a intensa com temporais isolados de raios, granizo de variado tamanho e vento forte.
Segundo a empresa, o dia de maior instabilidade será na terça-feira (26), quando há uma condição de elevado perigo de tempestades localmente fortes a severas. Isso irá ocorrer por conta de uma área de baixa pressão que cruzará a região de Oeste para Leste na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, gerando instabilidade com chuva intensa em muitos locais, além de temporais fortes localizados, com risco de vendavais e granizo, potencialmente médio a grande. Porto Alegre e região metropolitana estão entre as áreas de alto risco de chuva excessiva na terça-feira.
Em alguns locais, em menos de três horas a chuva poderá exceder 50 mm na terça-feira, um terço da média de precipitação do mês inteiro. A MetSul prevê que várias cidades devem ter somente na terça volumes de chuva próximos ou acima de 100 mm, com risco de marcas de 100 mm a 150 mm em algumas cidades do Estado. Os volumes em alguns municípios gaúchos apenas entre este domingo e o final da terça-feira devem superar a média histórica de todo o mês de setembro.
Além das chuvas, na terça também está previsto que a baixa pressão vai se aprofundar com ar muito quente no Sul do Brasil, entre a Metade Norte do RS e o Paraná. Uma corrente de jato em baixos níveis estará atuando com forte intensidade entre o Norte gaúcho e os demais estados da região.
Na quarta-feira (24), uma frente fria associada ao ciclone irá avançar pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina com com chuva mais ampla e temporais localizados, especialmente em SC. Até o final da quarta-feira, a frente levará chuva e temporais a pontos do Sul e do Leste de São Paulo. Após isso, o tempo deve começar a melhorar gradualmente antes de uma sequência de dias de sol e de tempo firme na maior parte do RS.

Fonte: Sul 21

0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes