Mais Recentes :

Mamaço virtual reivindica vacina para lactantes

Mamaço virtual reivindica vacina para lactantes

Movimento Lactantes pela Vacina organiza mamaço virtual esta sexta-feira (14), reivindicando a vacinação contra a covid-19 para mulheres que amamentam

Acontece nesta sexta-feira (14) o mamaço virtual organizado pelo movimento Lactantes pela Vacina do estado do Rio Grande do Sul. A chamada é para que as mulheres postem fotos amamentando, utilizando as hashtags #mamacovirtual, #umavacinaprotege2, #lactantespelavacina, #imunizamama, #militanciamaterna. 

Algumas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Volta Redonda e Petrópolis (RJ), e  Salvador (BA), e o estado do Piauí já tiveram um retorno positivo desde que a movimentação das lactantes pela vacina começou. Para atingir mais cidades e proteger mais lactantes e crianças, as organizadoras do movimento divulgam cartas abertas direcionada às autoridades políticas locais e documentos utilizados por elas para que outros grupos tenham um ponto de partida. 

Uma vacina protege dois 

A odontopediatra e ativista pelo aleitamento materno Amanda Oliveira, depois de uma conversa em um grupo de mães do qual participa no whatsapp, decidiu fazer uma postagem falando sobre os benefícios de vacinar uma lactante. No texto, ela fala sobre como os anticorpos são passados através do leite materno após a mãe ser vacinada - algo cientificamente comprovado .

"O que os pesquisadores ainda não sabem, mas já existem estudos em andamento, é o grau desta imunização: Se ela é permanente, se é somente enquanto a criança é amamentada", comenta Amanda. Ela relata que ficou muito feliz em ver como a organização das mães cresceu de forma rápida e que bons resultados estão saindo disso: a vacinação e a quebra de tabus quanto o aleitamento materno. 

Lactantes pela vacina  

O movimento lactantes pela vacina começou em Salvador, através de um grupo de Whatsapp. A administradora Marina Paes entrou nesse grupo pensando ser de Porto Alegre, e a partir daí surgiu a idéia de criar o movimento para a capital gaúcha e região metropolitana.  

Mamaço virtual 

"Surgiu a ideia do Mamaço para conscientização e propagação. Criamos a identidade visual do RS e enviamos para as meninas de Salvador, para pensar no Mamaço como movimento nacional. Estamos criando uma conta no Instagram para maior concentração das informações e também como forma de materializar mais ainda nossa luta", apresenta Marina. 

Em entrevista ao Programa Contraponto na RádioCom, Denise Vares Seixas, Amanda Conoratto Dias e Marina Fontoura Rodrigues de Dutra Paes falaram sobre o movimento que promove o Mamaço Virtual hoje, sexta (14) nas redes sociais.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=C3Sd6Jwx8Zs

Saiba como participar do Mamaço Virtual: @lactantespelavacinars e @lactantespelavacina

#mamaçovirtual #imunizamama #umavacinaprotege2 #lactantespelavacina #lactantespelavacinars #militanciamaterna

Fonte: IG Delas



0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes