Mais Recentes :

Lula vai à Índia para assumir presidência do G20

Lula vai à Índia para assumir presidência do G20

São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na próxima quinta-feira (7) para Nova Déli, capital da Índia, onde participará da Cúpula do G20. Lá, de acordo com a Agência Brasil, vai assumir a presidência rotativa do bloco, atualmente com a Índia. O mandato passará oficialmente para as mãos do Brasil no dia 1º de dezembro com prazo até o fim de 2024.

A comitiva embarcará logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. A reunião de líderes ocorre nos dias 9 e 10 e a programação oficial prevê pelo menos três sessões temáticas. Elas abordarão tópicos como desenvolvimento verde sustentável, meio ambiente e clima, transições energéticas e emissão zero líquida de carbono.

Outros assuntos como crescimento inclusivo; cumprimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); saúde, educação, infraestrutura, transformações tecnológicas, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego também estarão em pauta. O evento terá, ainda, reuniões bilaterais entre diferentes líderes.

Presidência

Como em toda cúpula do G20, grupo que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, haverá uma cerimônia simbólica de transferência da presidência rotativa envolvendo mais diretamente o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e Lula. Há previsão de pronunciamentos do presidente brasileiro nas duas primeiras sessões e no encerramento do encontro, quando apresentará as prioridades e os desafios
da futura presidência brasileira.

Combate às desigualdades

“Eu vou lá para discutir com eles uma coisa que me incomoda, eu quero discutir a desigualdade. A desigualdade de gênero, a desigualdade racial, a desigualdade no tratamento da saúde, no salário, a desigualdade de uma pessoa que come 20 vezes por dia e a outra que fica 20 dias sem comer”, afirmou Lula em evento no Rio Grande do Norte, na sexta-feira (1º).

FONTE: RBA

0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes