Mais Recentes :

Longas latino-americanos e espanhóis serão exibidos gratuitamente nas noites de sexta

 Longas latino-americanos e espanhóis serão exibidos gratuitamente nas noites de sexta

A partir desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade poderá assistir gratuitamente a longas-metragens do Uruguai, Argentina, Chile, México e Espanha, sempre às 19h, no Cine UFPel. As sessões são seguidas por debates com especialistas e seguem até o final de outubro.

Cultura e reflexão com acesso aberto

As exibições fazem parte dos Ciclos de Cinema Latino-americano e Espanhol, promovidos pela UFPel e pelo Centro de Estudios em Lengua Española, com apoio da Secretaria de Cultura. A proposta é ampliar o acesso a obras cinematográficas marcantes e estimular o debate sobre história, literatura e identidade cultural.

A programação começa com cinco semanas dedicadas ao cinema uruguaio. Em seguida, os ciclos trazem filmes da Argentina (cinco sessões), Chile (quatro sessões), México (quatro sessões) e Espanha (quatro sessões).

Debates enriquecem a experiência

Após cada sessão, o público é convidado a participar de um debate conduzido por professores e especialistas da UFPel. Participam docentes do Instituto de Ciências Humanas, Centro de Artes, Instituto de Filosofia, Ciências Sociais e Política, Centro de Letras e Comunicação e Centro de Relações Internacionais.

“Acreditamos que essas ações fortalecem a cultura cinematográfica, aproximam a universidade da comunidade e promovem o pensamento crítico”, afirma a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig.

Segundo o organizador Juan Pablo Berasain, os filmes foram escolhidos por sua relevância cultural, abordando tanto a biografia de autores renomados — como García Márquez, Octavio Paz, Jorge Luis Borges e Pablo Neruda — quanto os contextos históricos vividos em seus países.

Serviço

O quê: Ciclos de Cinema Latino-americano e Espanhol

Quando: Todas as sextas-feiras, às 19h, de 9 de maio até o final de outubro

Onde: Cine UFPel – Rua Lobo da Costa, 447 (Centro), prédio da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim

Quanto: Gratuito

Atividade extra: Debate com professores e especialistas após cada sessão


Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia