Mais Recentes :

Irene Santos resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema

Irene Santos resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema

“Um Mergulho por Mares Ainda Não Navegados” é o mais novo projeto da historiadora, fotógrafa e pesquisadora gaúcha

“Assegurar o protagonismo honroso de mulheres e de homens negros no cinema nacional é um passo rumo à nossa inclusão e dignificação. Essa é a missão de cineastas negros e negras”, afirma Irene Santos, ao falar sobre seu novo projeto, “Um Mergulho por Mares Ainda Não Navegados”. 

O projeto tem como objetivo evidenciar o trabalho de mulheres negras gaúchas no cinema nacional, desenvolvendo um longa-metragem documental. Para isso, busca compreender os paralelos entre as travessias realizadas pela atriz e cantora Luiza Maranhão, a Leolele Idalino, considerada a “Deusa Negra” do Cinema Novo, e pela cineasta Camila de Moraes, que percorreram "os mesmos mares".

"A ideia é registrar essas trajetórias como o ensinamento africano Sankofa, 'olhar para trás para seguir adiante', numa constante preservação de cunho histórico e registro de nossas memórias. É descobrir como essa travessia se deu e ao mesmo tempo se deixar navegar por esse mar de sentimentos e emoções até então desconhecido para uma grande parcela da população brasileira”, destaca Irene.

Contemplado no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e a Fundação Marcopolo, com recursos da Lei Aldir Blanc, o projeto está em processo de busca de material e depoimentos.

Em entrevista ao Brasil de Fato RS, Irene, que é licenciada em História e fotógrafa autodidata, conta sobre o novo projeto e fala sobre sua trajetória e impressões. 

"A ideia de registrar essas trajetórias como o ensinamento africano Sankofa, 'olhar para trás para seguir adiante', numa constante preservação de cunho histórico e registro de nossas memórias" / Divulgação

Em entrevista ao Programa Contraponto desta quarta-feira (16/06) em parceria com o Brasil de Fato RS, Irene Santos que é licenciada em História e fotógrafa autodidata falou sobre sua trajetória e a produção do seu projeto “Um Mergulho por Mares Ainda Não Navegados”.

Confira na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=uFFiJynRj10&ab_channel=R%C3%A1dioComPelotas

Fonte: Brasil de Fato / Video RádioCom Pelotas

Imagem: Brasil de Fato


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes