Mais Recentes :

IPVA e licenciamento: veículos têm novo prazo para regularização

IPVA e licenciamento: veículos têm novo prazo para regularização

O novo documento de licenciamento para veículos referentes ao ano de 2025 já pode ser emitido pelos proprietários que estejam com todas as obrigações quitadas. Entre os débitos necessários estão o IPVA, a taxa de licenciamento do DetranRS e eventuais multas vencidas. A atualização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLVe) pode ser feita pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito, com confirmação geralmente em poucos minutos, podendo levar até 24 horas.

Seguro obrigatório segue suspenso

Apesar da expectativa de retorno do seguro obrigatório para 2025, o Congresso Nacional revogou a recriação da cobrança em dezembro, dentro do pacote de cortes de gastos aprovado pelo Governo Federal. A decisão foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 31, garantindo a isenção do seguro aos proprietários também neste ano.

Novo prazo para regularização do licenciamento

Uma mudança significativa é o prazo final para a quitação do licenciamento, que agora será 31 de julho para todos os veículos no Rio Grande do Sul. Essa unificação do prazo, possível devido à adoção do documento digital, elimina o escalonamento anterior e concede mais tempo para a regularização da metade da frota. Apesar disso, o IPVA ainda deve ser quitado até abril, conforme a legislação estadual, mas o CRLVe de 2024 será aceito até o novo prazo de julho.

Pagamentos e precauções contra golpes

Os débitos podem ser pagos em bancos conveniados, por meio de Pix ou em instituições autorizadas que oferecem financiamento, mas é essencial estar atento a golpes. O governo do Estado alerta que não envia links ou boletos de cobrança e orienta que os proprietários utilizem exclusivamente os canais oficiais, como o portal do DetranRS ou da Secretaria da Fazenda.

Fraudes por sites falsos têm sido recorrentes, com criminosos oferecendo guias e códigos Pix que direcionam pagamentos para contas de terceiros. Antes de qualquer transação, é imprescindível verificar se o destinatário do pagamento é um CNPJ de órgãos governamentais.

Para mais informações sobre o licenciamento e as formas de pagamento, acesse os sites oficiais do DetranRS e da Secretaria da Fazenda do RS.


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia