Mais Recentes :

IMA é apoiador da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação

IMA é apoiador da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação

O Instituto de Estudos Políticos Mário Alves (IMA), sediado em Pelotas/RS, convida para a inauguração do Acervo Professor Enrique Serra Padrós, que será realizada dia 31 de março de 2023, sexta-feira, às 17h30.

A inauguração será realizada no dia que marca os 59 anos do Golpe civil-militar de 1964 no Brasil e ocorre durante as atividades da XXVI Jornada de Ensino de História e Educação “Devolver alegria ao futuro: ensino de História, lutas sociais e direitos humanos. Um tributo à militância e às convicções do Professor Enrique Serra Padrós", promovida pelo GT Ensino de História e Educação da ANPUH-RS.

Padrós foi professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes pesquisadores sobre as ditaduras do Cone Sul e o terrorismo de estado que assolou a região. Fez de sua atuação uma trincheira na luta por verdade, memória e justiça, participando de inúmeras ações e projetos dedicados a denunciar as violações de direitos humanos no período.

Ao longo de sua trajetória, constituiu uma valiosa biblioteca acerca de temáticas vinculadas à história do tempo presente, além de coleções de revistas publicadas em diferentes países da América Latina e documentos oriundos de suas pesquisas.

Parceiro do IMA por mais de duas décadas, Padrós cedeu ao Instituto seu acervo, que será disponibilizado para consulta pública. Além do acervo, que passa a ser salvaguardado pelo IMA, Padrós nos deixou um legado de esperança e coragem.

ENRIQUE PADRÓS, PRESENTE!

Saiba mais: http://institutomarioalves.wordpress.com/.../ima-e.../




0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes