Placas turísticas do Centro Histórico passam por limpeza e manutenção
IFSUL recebe exposição sobre o Museu Gruppelli e memória rural de Pelotas
Mostra destaca história da Colônia Municipal e promove aproximação com o patrimônio cultural da zona rural
Está em cartaz até o dia 27 de junho, no saguão da direção do câmpus Pelotas do IFSul, a exposição Museu Gruppelli: história e memória da zona rural de Pelotas. A atividade é promovida pela Coordenadoria de Atividades Culturais (COAC), vinculada à Diretoria de Pesquisa e Extensão (DIRPEX), e convida a comunidade escolar a conhecer o acervo e a trajetória de preservação desenvolvida na Colônia Municipal, no 7º Distrito.
Criado em 1998, o Museu Gruppelli surgiu a partir da mobilização da comunidade local para valorizar a cultura, os costumes e a memória da região. O espaço é mantido em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e passou, em 2023, por reformas estruturais, com substituição do telhado, melhorias no madeiramento e a construção de rampa de acessibilidade.
Mostra e programação especial
Nesta quarta-feira (18), a equipe do museu estará presente no câmpus, apresentando uma mostra de objetos do acervo, além de comercializar livros e histórias em quadrinhos que retratam contos e lendas da zona rural. Entre os nomes envolvidos na ação estão José Braham, Diego Ribeiro, Gilson Barboza, Maurício Pinheiro, Paula Barbosa, Caren Rodrigues, Daiane Ferreira, Marciele Goetzke e Arthur Stefanello.
Professores interessados em agendar palestras em sala de aula ou visitas ao museu com suas turmas podem entrar em contato pelo e-mail pl-coac@ifsul.edu.br.
Festa na Colônia
No dia 29 de junho, domingo, o Museu Gruppelli realiza o 2º Arraiá do Gruppelli e a 1ª Festa do Rievelsback, com programação que inclui show da dupla Mateus e Luciano, brinquedos infláveis, mateada, lançamentos de livros e fogueira.
Fonte: IFSul Câmpus Pelotas
Imagem: Lorenzo Bonone/RC
0 comentários
Adicionar Comentário