CAPS na Rua chega no Fragata com cultura, cuidado e acolhimento nesta quinta
IFSul: Neabi realiza roda de conversa sobre a luta e representatividade da mulher negra nesta sexta
Encontro marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha com entrada gratuita e emissão de atestado de participação
O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSul/câmpus Pelotas promove nesta sexta-feira (25), às 19h, uma roda de conversa em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O encontro será no miniauditório 2 do câmpus e é aberto ao público, com emissão de atestado de participação.
A atividade propõe uma reflexão sobre a luta histórica das mulheres negras e os desafios ainda enfrentados em relação ao racismo, machismo e desigualdades sociais. O debate contará com a presença de três pesquisadores convidados, com atuações voltadas para as áreas de letras, antropologia, educação e cultura afro-brasileira.
Palestrantes convidados
Eveline Rosa Peres – Doutora em Letras pela FURG, mestra e licenciada pela UCPel.
Laís Amélia Ribeiro de Siqueira – Doutora em Antropologia Social (UFPel), mestra em Linguística (UCPel) e licenciada em Letras (UFPel).
Felipe da Silva Martins – Doutor e mestre em Educação (UFPel), especialista em Gestão Escolar e licenciado em Música (UFPel).
Significado da data
Celebrado em 25 de julho, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992, em Santo Domingo, com o objetivo de denunciar violências estruturais contra mulheres negras e destacar sua importância histórica e social.
No Brasil, a data também marca o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, criado pela Lei 12.987/2014, em homenagem à líder quilombola símbolo da resistência negra. Em todo o país, a data é lembrada com debates, marchas e atividades culturais protagonizadas por mulheres negras.
Serviço
O quê: Roda de conversa sobre o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Quando: Sexta-feira, 25 de julho, às 19h
Onde: Miniauditório 2 – IFSul/Câmpus Pelotas
Quanto: Gratuito
Com emissão de atestado de participação
Fonte: IFSul – Câmpus Pelotas
Imagem: Ridley Madrid/RádioCom Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário