Mais Recentes :

Frio intenso atinge Pelotas e metade sul com geada e sensação térmica negativa

Frio intenso atinge Pelotas e metade sul com geada e sensação térmica negativa

Duas massas de ar polar devem manter temperaturas muito baixas até julho

Pelotas e a região Sul do estado enfrentam uma intensa e prolongada onda de frio, resultado de duas massas de ar polar que avançam sobre o Brasil nesta segunda quinzena de junho. Nesta segunda-feira (23), o ar gelado já começou a ser sentido na cidade. Ainda que com mínima prevista de 5 °C, às 7h o site do Laboratório da Embrapa Cima Temperado informava que a temperatura naquele momento era de 3,8°C em Pelotas. A tendência, segundo os institutos MetSul e Inmet, é de que as temperaturas continuem caindo até a madrugada de quarta-feira (25).

De acordo com a MetSul Meteorologia, a primeira massa de ar polar já provocou queda acentuada nas temperaturas e sensação térmica negativa em áreas mais altas do estado. Na Serra do Sudeste, cidades como Pinheiro Machado e Pedras Altas podem registrar mínimas entre -3 °C e -5 °C. Embora Pelotas esteja fora dos extremos, o frio atinge com força a população, especialmente os mais vulneráveis.

Sensação térmica e risco à saúde

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para declínio de temperatura, válido até a noite de terça-feira (24), com possibilidade de queda maior que 5 °C. O frio intenso pode representar risco à saúde, agravando quadros respiratórios e afetando especialmente idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

Além da queda de temperatura, o vento moderado previsto para os próximos dias — de até 12 km/h — deve aumentar ainda mais a sensação de frio. A MetSul prevê sensação térmica de até -10 °C em áreas serranas.

Geada ampla e possível precipitação invernal

A madrugada de quarta-feira deve ser a mais fria da semana, com previsão de geada generalizada no Sul do Brasil. Embora a chance de neve seja baixa para o Rio Grande do Sul, não está descartada precipitação invernal (como chuva congelada ou graupel) em pontos isolados do Sul do estado.

Em Pelotas, a previsão indica tempo firme até quarta-feira, com sol entre nuvens e sem registro de chuvas. As mínimas devem se manter abaixo dos 6 °C até o meio da semana, com máximas não passando dos 13 °C.

Previsão para Pelotas

Segunda (23/06): mínima de 5 °C e máxima de 10 °C

Terça (24/06): mínima de 4 °C e máxima de 10 °C

Quarta (25/06): mínima de 3 °C e máxima de 13 °C

Precipitação: 0 mm

Vento: entre 8 e 12 km/h

Condições: sol com poucas nuvens

O que esperar do inverno 2025

Segundo o prognóstico do Inmet e Inpe, o inverno 2025 será influenciado por condições de neutralidade no Oceano Pacífico, o que permite a atuação mais frequente de massas de ar polar. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de chuvas próximas ou acima da média e temperaturas ligeiramente acima da média, embora com quedas pontuais devido à entrada de ar frio.

A orientação dos órgãos meteorológicos é de atenção especial com a população vulnerável, uso adequado de vestuário, cuidados com aquecedores e atenção a sinais de hipotermia.

Imagem: Reprodução Inmet


Fonte: MetSul Meteorologia / Inmet

Imagem: Divulgação


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes

Envie sua notícia