Mais Recentes :

Frente Parlamentar pretende atuar na retomada da indústria naval brasileira

Frente Parlamentar pretende atuar na retomada da indústria naval brasileira

Voltar aos bons tempos entre os anos de 2003 e 2015, ou ao mais próximo disso. É com esse período em mente que deputados e senadores lançam, nesta terça-feira (4), em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira. Diversas lideranças políticas e representações ligadas ao tema estarão presentes no evento, com o objetivo de reforçar a importância da pauta na recuperação do desenvolvimento econômico e social do país.

Um dos articuladores da Frente, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), de Rio Grande, destaca que a indústria naval foi importante para a geração de emprego, renda, novas tecnologias e qualificação profissional de muitos brasileiros até 2015 e 2016. A construção de estaleiros e a produção com conteúdo nacional envolveu uma extensa cadeia de suprimentos para projetos da Petrobras, da Marinha e de empresas privadas. O avanço da operação Lava Jato e as mudanças no cenário exterior do petróleo fizeram o jogo virar naquela ocasião.

Agora, com um novo governo federal e um contexto internacional mais favorável, Lindenmeyer acredita que a situação possa mudar novamente, mas agora para melhor, e fazer ressurgir a indústria naval. O objetivo da frente, segundo ele, é propor e apoiar iniciativas públicas e privadas que contribuam para o desenvolvimento e expansão do setor, fortalecendo o conteúdo local, a produção de ciência e tecnologia e demais ações que recoloquem o país nos trilhos das grandes nações que controlam a logística do seu comércio nacional e internacional.

“É um setor potente, que não se limita ao estaleiro, tem toda uma cadeia de bens”, explica o deputado natural da cidade do Sul do estado, justamente conhecida por ter abrigado o desenvolvimento do polo naval.

Para ele, inclusive a retomada do fluxo de exportações para a Ásia e a África, assim como a volta da fome, são temas que se relacionam com a necessidade de reativar a indústria naval brasileira, criando empregos e renda.

“É uma política de Estado e não de governo. A Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira é uma frente plural, de matizes diferentes, mas com a mesma ideia de construir uma pauta em comum”, pondera.

Para dar a imagem do potencial do Brasil no setor, Lindenmeyer ressalta que o País tem uma “Amazônia azul” extraordinária. Segundo o deputado, entre 2000 e 2014, o número de vagas de emprego no setor naval cresceu de 1,9 mil para 80 mil. “A criação da frente parlamentar reforça o nosso compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da indústria naval, em especial para retomar o vigor do polo naval na região Sul do Rio Grande do Sul”, afirma.

FONTE: Sul 21


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes