UFPel promove seminário sobre o futuro dos museus em tempos de transformação
Fiscalização apreende quase 280 quilos de carne irregular
Três açougues foram autuados por armazenar e vender produtos fora das normas sanitárias
Ação identificou produtos vencidos e sem inspeção
Uma operação da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Brigada Militar, resultou na apreensão de 278,5 quilos de carne em três açougues de Pelotas. A fiscalização foi realizada na manhã de quinta-feira (10), em quatro estabelecimentos — três localizados no bairro Três Vendas e um no centro da cidade.
Entre as irregularidades encontradas estavam carne de fígado e suíno sem procedência, carne resfriada congelada de forma inadequada, produtos manipulados sem rótulo nem registro de inspeção, além de cortes temperados e mistos com data de validade vencida. Todo o material foi inutilizado pela equipe.
Autuações não resultaram em interdições
Os três estabelecimentos autuados — dois na zona norte e um no centro — não foram interditados. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Sidnei Louro, a interdição só ocorre quando há risco sanitário imediato. “Quando acontece como hoje, com o local comercializando algo contrário à legislação, a Vigilância autua, apreende e inutiliza a mercadoria que estava irregular”, explicou.
Dois dos locais autuados já haviam sido notificados em fiscalizações anteriores. Ainda assim, a reincidência não autoriza interdição imediata, servindo apenas como critério para definir o valor da multa aplicada ao final do processo administrativo sanitário.
Participaram da ação a coordenadora de fiscalização sanitária, Vânia Barbosa, e os agentes fiscais David Machado, Cláudio Magalhães e Sérgio Casanova.
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Divulgação/SMS
0 comentários
Adicionar Comentário