Arte e luta tomam a XV de Novembro em solidariedade à Palestina
Festival Sofá na Rua convoca para ato público pela Palestina neste sábado
Evento acontece no dia 19 de julho, das 14h às 20h, na Rua Quinze de Novembro, nº 38, no centro da cidade
Neste sábado (19), o centro de Pelotas será ocupado por arte, política e solidariedade. O Festival Sofá na Rua — Palestina Livre será realizado das 14h às 20h, na Rua Quinze de Novembro, entre a Lobo da Costa e a Tiradentes. A atividade, organizada pelo coletivo Sofá na Rua e pelo Comitê Solidariedade Palestina Pelotas, é um ato público de denúncia ao genocídio em curso na Faixa de Gaza e um chamado à defesa dos direitos do povo palestino. A RádioCom 104.5 FM é uma das apoiadoras do evento.
Gratuito e aberto à comunidade, o festival busca promover um espaço de escuta, informação e posicionamento político, com uma programação que inclui aula pública, feira criativa, falas de movimentos sociais e intervenções musicais de artistas locais. O evento será acessível em Libras.
Aula pública abre a programação
O Festival começa com uma aula pública conduzida por Vanessa Salum, integrante da Frente Palestina Livre de Santa Catarina. Pesquisadora, ativista e doutoranda em Literatura pela UFSC, Salum irá abordar o contexto histórico da Palestina, o colonialismo, as formas de resistência e o papel da solidariedade internacional.
Música e arte como denúncia
A programação artística inclui apresentações de nomes como Batucantada, Xana Gallo, Leandro Maia, Guido CNR, Liddia, Marinas Found, D Mix Charme Rappers, Emily Passarinho e Davi Batuka. Os artistas convidados compartilham trajetórias marcadas pelo engajamento político e pelo compromisso com a transformação social por meio da arte.
“Nos unimos ao Comitê Solidariedade Palestina para denunciar o massacre em curso e reafirmar que temos um lado. Estamos com o povo palestino, pelo fim do genocídio, pelo direito à vida, à terra e à liberdade”, afirmam os organizadores.
Feira criativa e mobilização popular
Além das intervenções artísticas e políticas, haverá uma feira criativa com exposição de trabalhos locais. A ideia é transformar o espaço público em um território de resistência, diálogo e valorização das expressões culturais da cidade.
Criado em 2012, o Sofá na Rua é um movimento cultural que utiliza o espaço urbano como plataforma de encontro, debate e arte. Com mais de cem edições em Pelotas, o coletivo é reconhecido por fomentar o direito à cidade e fortalecer lutas sociais por meio da ocupação criativa do território.
Serviço
Festival Sofá na Rua — Palestina Livre
Data: Sábado, 19 de julho
Horário: Das 14h às 20h
Local: Rua Quinze de Novembro, nº 38 – entre a Lobo da Costa e a Tiradentes, Pelotas/RS
Programação: Aula pública, feira criativa, falas de movimentos sociais e intervenções artísticas
Apoio: RádioCom 104.5 FM — a voz da resistência em Pelotas
Imagem: Ridley Madrid/RádioCom
0 comentários
Adicionar Comentário