"A história negra é ocultada no RS", afirma vice-presidenta do Clube Cultural Fica Ahí
Estudantes da região apresentam soluções em tecnologia e acessibilidade no RoboPel 213
Mais de 1,5 mil estudantes de Pelotas e municípios vizinhos estão reunidos no Pelotas Parque Tecnológico nesta sexta-feira (4) para a 8ª edição do RoboPel. O evento promove o ensino de robótica e tecnologia com foco em inclusão, criatividade e inovação.
A programação inclui 45 oficinas e 42 mostras de projetos desenvolvidos por alunos de 45 escolas de Pelotas, Capão do Leão, Pedro Osório e Camaquã. A rede municipal é maioria, com 920 participantes de 41 instituições.
Tecnologia com impacto social
Entre os destaques estão iniciativas voltadas à acessibilidade, como o projeto de um sistema inteligente para controle doméstico desenvolvido por alunos da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes. A proposta visa dar autonomia a pessoas com deficiência no uso de iluminação e entradas por meio de conexão wi-fi.
A professora Kezia Oliveira, que coordena clubes de robótica nas escolas, reforça que o contato com a tecnologia ajuda os alunos a desenvolver criatividade, autonomia e novas habilidades.
Gabinete no evento e atividades educativas
Durante o RoboPel, o gabinete da vice-prefeita Daniela Brizolara foi transferido para o Parque Tecnológico como forma de apoiar o evento e aproximar o governo da comunidade escolar. Uma exposição do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter também foi montada no local, ampliando a oferta de atividades educativas.
Serviço
RoboPel 213 – Presencial
Data: 3 e 4 de julho
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Pelotas Parque Tecnológico – Av. Domingos de Almeida, 1785, Areal
RoboPel 213 – Online
Período: 7 a 31 de julho
Transmissão: www.youtube.com/@pelotasparquetecnologico4044
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Instagram/ Pelotas Parque Tecnológico
0 comentários
Adicionar Comentário