Ato neste sábado no Calçadão cobra justiça por vítimas de feminicídio em Pelotas
Espetáculo 'Mapa Mundi', da Orquetsra Villa-Lobos, chega a Pelotas com entrada franca no Theatro Guarany
Pelotas recebe, no próximo dia 15 de maio, o espetáculo “Mapa Mundi”, da Orquestra Villa-Lobos, de Porto Alegre. A apresentação gratuita será às 20h, no Theatro Guarany, com distribuição de ingressos pelo Sympla. O concerto mistura música de concerto com ritmos populares e propõe uma reflexão artística sobre a vida nas periferias brasileiras, por meio da sensibilidade e criatividade de jovens músicos da Vila Mapa.
O projeto é acessível a pessoas com deficiência e conta com intérprete de Libras e audiodescrição.
Narrativas da periferia através da música
Inspirado na comunidade de origem da Orquestra, a Vila Mapa, o espetáculo constrói uma narrativa feita de lutas, afetos, dores e conquistas, abordadas por meio de músicas, imagens e performances cênicas. O elenco é formado por 30 jovens músicos, distribuídos nos naipes de flautas doces, cordas, harmonia e percussão, com participações especiais de artistas da própria comunidade.
Entre os nomes confirmados estão Preto X, Stephanie Soeiro, Isa de Souza, Geyson William, Marcos Vinícius, Vladimir Soares, Beto Chedid, além da atriz Rafaela Lima, que interpreta trechos da obra “Mas em que mundo tu vive?”, do escritor José Falero.
Repertório diversificado e acessível
O repertório passeia por diversos estilos, fundindo Villa-Lobos, Bach e Tom Zé com Gonzaguinha, Stevie Wonder, Michael Jackson, Bruno Mars, Emicida, Cidinho e Doca, entre outros. Há ainda composições autorais e músicas de carnaval, samba, rap, pop, reggae e MPB, em uma proposta que aproxima o público da diversidade cultural brasileira.
Após estrear em Porto Alegre em 2023, “Mapa Mundi” foi apresentado em Curitiba (PR) e Novo Hamburgo (RS) com grande sucesso de público.
A direção artística e regência são de Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora da Orquestra há 33 anos.
Sobre a Orquestra Villa-Lobos
Criada em 1992 na Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, a Orquestra já realizou mais de 1,4 mil concertos, atingindo um público de cerca de 360 mil pessoas. O projeto já lançou CDs, DVDs e livros, e recebeu dezenas de prêmios nas áreas de música, educação e direitos humanos. Em 2024, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Porto Alegre.
Serviço
Espetáculo "Mapa Mundi" – Orquestra Villa-Lobos
Quando: 15 de maio (quinta-feira), às 20h
Onde: Theatro Guarany – Rua Lobo da Costa, 849
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Ingressos: Disponíveis em sympla.com.br
Fonte: Orquestra Villa-Lobos
Imagem: Divulgação/Orquestra Villa-Lobos
0 comentários
Adicionar Comentário