A cidade como galeria: estudantes ocupam as ruas com arte que escapa dos museus e toca o cotidiano
Empresas poderão receber selo por garantir direito ao cuidado de filhos e dependentes
Lei aprovada reconhece quem adota práticas que permitem o acompanhamento em compromissos de saúde e educação
Empresas de Pelotas que abonarem faltas de trabalhadores para acompanhamento de filhos, tutelados ou dependentes em atendimentos de saúde e compromissos escolares poderão receber o selo “Empresa Amiga do Cuidado”. A iniciativa, aprovada pela Câmara Municipal, visa valorizar práticas que reconhecem a centralidade do cuidado na vida das famílias e das relações de trabalho.
O projeto é de autoria da vereadora Fernanda Miranda (PSOL), em conjunto com a parlamentar Marisa Schwarzer (PSDB), e agora segue para sanção do Executivo. O selo busca incentivar ambientes laborais mais inclusivos e humanos, especialmente para mulheres, mães solo e cuidadores que historicamente enfrentam penalizações e obstáculos no mercado de trabalho.
Cuidado no centro das políticas públicas
A medida foi apresentada como parte de uma mobilização nacional coordenada pelo movimento Mulheres em Luta (MEL), que articulou a apresentação simultânea de projetos semelhantes em diferentes cidades brasileiras. Em Pelotas, a proposta teve apoio de diferentes bancadas e segue tendência já adotada por municípios como Canguçu e São Lourenço do Sul.
Além do reconhecimento simbólico às empresas, a lei aponta para uma mudança de paradigma ao incluir o cuidado como tema estratégico para políticas públicas e para a construção de ambientes de trabalho mais equitativos.
Fonte: Câmara Municipal de Pelotas
Imagem: Maicon Almada
0 comentários
Adicionar Comentário