UFPel promove seminário sobre o futuro dos museus em tempos de transformação
Dia D da Vacinação contra a gripe será em 10 de maio com todas as UBSs abertas
Pelotas estará mobilizada no sábado, 10 de maio, para o Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Casa da Vacina estarão abertas para atender a população. A ação também contará com unidades móveis em diferentes pontos da cidade, incentivando a vacinação dos grupos prioritários.
Atendimento será ampliado para facilitar acesso à vacina
A mobilização é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária. O objetivo é facilitar o acesso à vacina e ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os públicos com maior risco de complicações.
Além da aplicação nas UBSs e na Casa da Vacina (rua Gonçalves Chaves, 437 – Centro), equipes móveis circularão pela cidade como forma de reforçar o chamado à imunização.
Grupos prioritários incluem crianças, idosos, gestantes e profissionais de serviços essenciais
Devem se vacinar no Dia D pessoas pertencentes aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Entre eles estão:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas
- Povos indígenas e comunidades quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores da Saúde, da Educação, das Forças Armadas, da Segurança e do sistema prisional
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e dos Correios
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais (independentemente da idade)
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- Pessoas privadas de liberdade e seus cuidadores
A vacina contra a gripe ajuda a reduzir complicações respiratórias, internações e mortes causadas pela circulação do vírus da Influenza, que ocorre ao longo de todo o ano.
Serviço
O que é: Dia D de Vacinação contra a gripe (Influenza)
Quando: Sábado, 10 de maio de 2025
Onde: Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Casa da Vacina – Rua Gonçalves Chaves, 437 – Centro
Horário: A confirmar pelas unidades
Quem pode se vacinar: Grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde
Informações: Secretaria Municipal de Saúde
Fonte: Prefeitura de Pelotas
Imagem: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas
0 comentários
Adicionar Comentário