Mais Recentes :

Deputados levam ao Ministério do Trabalho propostas para combater o racismo no mercado de trabalho

Deputados levam ao Ministério do Trabalho propostas para combater o racismo no mercado de trabalho

O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu uma comitiva da Comissão Especial para Analisar a Situação Econômica da População Negra Gaúcha na manhã da segunda-feira (25) em Brasília. Estavam presentes o presidente da Comissão, Dep. Matheus Gomes (PSOL), a relatora, Dep. Bruna Rodrigues (PCdoB), além de membros da equipe ministerial.

Durante a reunião, o deputado Matheus Gomes apresentou o plano de trabalho da Comissão e também entregou sugestões de iniciativas antirracistas ao Ministério, dentre elas a criação de uma Política Nacional de Igualdade Salarial entre Negros e Brancos: “Recentemente, o governo federal criou uma política para combater a desigualdade salarial de gênero, o que é importantíssimo, no entanto, a questão racial está no centro da desigualdade econômica no RS e no Brasil. Se olharmos para a renda média em nosso estado, uma mulher negra gaúcha ganha 50% do salário de um homem branco, ao passo que os homens negros recebem em média R$ 250 a menos que as mulheres brancas gaúchas”, destacou o deputado.

Também foram apresentadas propostas para a adoção de políticas de ações afirmativas no conjunto de ações e programas implementados pelo Ministério, principalmente nos programas financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, a sugestão da implementação de uma política nacional de emprego decente para a população negra e o apoio às medidas de qualificação profissional recém lançadas no Programa Juventude Negra Viva, que visam inserir jovens negros nos programas Jovem Aprendiz e Primeiro Emprego.

Fonte: Assembleia Legislativa RS


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes