Cursinho Esperançar oferece preparação gratuita para o Enem e o Pave
Debate reúne profissionais e estudantes em defesa da atenção psicossocial em Pelotas
Encontro discutiu desafios da luta antimanicomial com participação de pesquisador italiano
Pesquisadores, estudantes, profissionais da saúde e gestores se reuniram nesta semana em Pelotas para debater os rumos da política de saúde mental no Brasil. O encontro aconteceu na terça-feira (8), na sede da Associação de Usuários e Familiares dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas e Região (AUSSMPE), com a participação do professor italiano Mário Cardano, especialista em pesquisa qualitativa em saúde.
O debate abordou avanços e retrocessos na efetivação do cuidado em liberdade, os desafios de garantir uma atenção psicossocial territorializada e o fortalecimento da rede de saúde mental centrada na singularidade dos sujeitos.
Participação coletiva
Estiveram presentes estudantes de Psicologia da FURG, Enfermagem e Terapia Ocupacional da UFPel, além de docentes, trabalhadores da saúde, integrantes do Fórum Gaúcho de Saúde Mental e representantes do poder público. A atividade reforçou a importância da articulação entre academia, serviços e sociedade civil na consolidação dos princípios da Reforma Psiquiátrica.
A defesa dos direitos humanos das pessoas em sofrimento psíquico foi o eixo central das discussões, que também destacaram os riscos de retrocessos e a necessidade de manter a mobilização em torno da pauta.
Fonte: AUSSMPE
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário