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Curso de Design do IFSul Pelotas obtém nota máxima na renovação de reconhecimento do MEC
Entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, o curso de Bacharelado em Design do câmpus Pelotas do Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul) passou por uma avaliação institucional conduzida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O processo faz parte do ciclo regular de Renovação de Reconhecimento de Curso, previsto pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O resultado foi a atribuição da nota 5 — conceito máximo na escala utilizada pelo Inep. A avaliação considerou três dimensões principais: a organização didático-pedagógica do curso, o corpo docente e a infraestrutura. A média final foi de 4,92. Dos 33 itens analisados pela comissão avaliadora, 31 obtiveram nota máxima.
A última visita presencial de avaliação ao curso havia ocorrido em 2015. Desde então, as renovações foram realizadas com base no desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), um dos componentes do Sinaes.
O curso de Design do IFSul Pelotas é ofertado desde 2011, com uma entrada anual de 33 vagas. Sua proposta formativa busca desenvolver bacharéis com capacidade crítica, analítica e expressiva, voltados à criação de projetos nos campos de produtos, serviços e cultura. De acordo com informações da instituição, egressos do curso atuam atualmente em empresas nacionais e internacionais, mantendo vínculos com os docentes da graduação. O diálogo com o mercado, segundo o curso, contribui para que os estudantes estejam em contato com desafios contemporâneos do design, como os avanços na inteligência artificial e as demandas por soluções sustentáveis e socialmente responsáveis.
Na avaliação do coordenador do curso, professor Vinicius Kruger da Costa, o desempenho obtido é resultado de um conjunto de ações implementadas ao longo dos últimos anos, especialmente relacionadas à qualificação do corpo docente. De acordo com ele, diversos professores concluíram ou estão cursando doutorado, o que tem fortalecido a dimensão acadêmica da formação. No que se refere à infraestrutura, o professor aponta que as melhorias foram realizadas a partir da reorganização e do melhor aproveitamento dos espaços já existentes, com foco na especificidade da formação em design. Entre as ações destacadas estão a criação de laboratórios especializados, o incentivo a projetos de pesquisa e a inclusão da extensão como componente curricular obrigatório.
“Uma renovação de reconhecimento ou qualquer processo de avaliação externa é uma oportunidade de aprendizado. Com esses processos olhamos para dentro e percebemos melhor aspectos que temos trabalhado bem, organizarmos esse material dando visibilidade a tudo de bom que temos feito, e, por óbvio, perceber quais aspectos ainda temos oportunidades de melhoria”, afirmou o coordenador.
O diretor-geral do câmpus também comentou o resultado da avaliação, atribuindo-o ao trabalho coletivo realizado por servidores docentes e técnicos. Segundo ele, a nota máxima reflete o compromisso do IFSul com a missão institucional de ofertar ensino público, gratuito e de qualidade, integrado à pesquisa e à extensão, com vistas à formação integral e à inclusão social.
Fonte: IFSul
Imagem: Divulgação/IFSul
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