Mais Recentes :

Covid-19 em Pelotas: após confusão, no IFSul, vereadora Fernanda Miranda (PSOL) cobra transparência da Prefeitura

Covid-19 em Pelotas: após confusão, no IFSul, vereadora Fernanda Miranda (PSOL) cobra transparência da Prefeitura

Na última segunda-feira (15), após muita confusão, a vacinação dos profissionais da saúde contra a Covid-19, que ocorria no campus do IFSul, precisou ser suspensa. De acordo com a vereadora Fernanda Miranda (PSOL), que esteve presente no local, muitas pessoas, que estavam aguardando há mais de 9h na fila, não receberam a imunização. 

“Houve uma confusão no processo de vacinação por conta dos critérios. Na primeira etapa, não foram estabelecidos tantos critérios, como os que estão surgindo agora. Muitas pessoas disseram ter ficado sabendo, apenas na fila, que só iriam receber a dose do imunizante caso comprovassem estar atuando, neste momento, na área da saúde”, explicou a parlamentar do PSOL.

Na opinião da vereadora, essa desorganização acaba por gerar uma frustração muito grande nas pessoas, já que muitas deixaram de trabalhar na expectativa de serem vacinadas. “É preciso transparência, por parte da Prefeitura, com relação aos critérios para a vacinação”, criticou a vereadora ao cobrar que as pessoas não sejam informadas daquilo que a Prefeitura está considerando como “comprovação de atuação, na área da saúde”, apenas quando já se deslocaram para o local.

Falta de transparência

Na avaliação da parlamentar do PSOL, caso a Prefeitura entenda que, nesta etapa, devem ser vacinados apenas os profissionais que estão na ativa, é preciso não só estabelecer critérios mais rígidos, mas deixar claro para toda população estas determinações. “Nós cobramos isso desde o começo. Neste primeiro momento, as vacinas precisam ser distribuídas para os profissionais que estão na linha de frente. O que não pode é a Prefeitura não explicar isso de forma transparente, sem realizar um cadastro destes profissionais”, cobra a vereadora. 

Fernanda lembrou que os erros cometidos pela Prefeitura já haviam sido alertados, anteriormente, tanto em relação às prioridades quanto à formatação de um calendário, com um levantamento preciso de quantas vacinas são necessárias e quantos profissionais precisam ser imunizados, em Pelotas, neste momento. “A Prefeitura não se organizou para isso. Temos exemplos próximos, como no Uruguai, que está realizando um cadastramento prévio das pessoas, e nos questionamos por que Pelotas não fez isso”, interpelou a parlamentar. 

Continuidade da imunização

Conforme a última informação repassada pela Prefeitura, a imunização dos profissionais da saúde, entre 18 e 60 anos, que, comprovadamente, estão atuando na área e já tomaram a primeira dose, recomeça nesta quarta-feira (17) e se estende até amanhã, quinta-feira (18), das 9h às 17h, tanto no campus quanto no Prédio da Reitoria do IFSul. 

Já os profissionais que receberam senha, na última segunda-feira (15), mas não conseguiram se vacinar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que irá contáta-los para verificar se “teriam direito à imunização”, neste momento, segundo os critérios que, conforme aponta a vereadora Fernanda, nem mesmo os aplicadores das vacinas estavam cientes, já que a Prefeitura admitiu, em publicação divulgada em seu site oficial, que pelo menos 12 profissionais teriam sido vacinados, no IFSul, por “desconhecimento da informação” por parte dos responsáveis pela aplicação das doses.

Fonte: Por Eduardo Menezes –SEEB Pelotas e Região

Imagem: Volmer Perez – TV Câmara


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes