Lesões bucais podem revelar violência doméstica, aponta pesquisa da UFPel
Conferência de Igualdade Racial propõe delegacia contra intolerância e plano municipal antirracismo
Propostas locais serão levadas à etapa estadual e nacional da conferência
A 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) reuniu quase 200 participantes nos dias 11 e 12 de julho, em Pelotas, e resultou em uma série de propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional. Entre os principais encaminhamentos estão a criação de uma delegacia especializada em crimes de intolerância, um observatório da igualdade racial e a atualização da Lei Orgânica do município com base no Estatuto da Igualdade Racial.
As propostas também incluem a formulação de planos municipais específicos para a promoção da igualdade racial e para o enfrentamento das desigualdades estruturais.
Debates focaram em democracia, reparação e justiça racial
Divididos em grupos de trabalho, os participantes elaboraram propostas nos eixos temáticos “Democracia”, “Reparação” e “Justiça Racial”. A atividade ocorreu no auditório da Faculdade de Direito da UFPel e integrou o processo preparatório para a IV Conferência Estadual e a V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
A conferência foi organizada pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial (SMIR), em parceria com os conselhos municipais da Comunidade Negra e do Povo de Terreiro, e contou com apoio de universidades, movimentos sociais e entidades do campo jurídico e religioso.
Encaminhamentos e mobilização coletiva
Além da construção de propostas, a conferência também destacou a importância de consolidar a SMIR como instrumento político de formulação e execução de políticas públicas voltadas à população negra, quilombola e indígena. Representantes de diferentes esferas — municipal, estadual e federal — reforçaram a necessidade de ampliar a presença da pauta racial nas decisões de governo.
Serviço
– Evento: 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)
– Data: 11 e 12 de julho
– Local: Faculdade de Direito da UFPel
– Encaminhamentos principais:
• Criação de delegacia contra crimes de intolerância
• Criação de observatório da igualdade racial
• Atualização da Lei Orgânica com base no Estatuto da Igualdade Racial
• Elaboração de planos municipais para políticas de igualdade racial
Fonte: Secretaria Municipal de Igualdade Racial
Imagem: Volmer Perez/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário