UFPel promove seminário sobre o futuro dos museus em tempos de transformação
Com nova estação, zona Norte passa a ter esgoto tratado e tarifa de água mais alta
Moradores da zona Norte de Pelotas passaram a contar com tratamento de esgoto a partir desta quinta-feira (24), com o início da operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Mundo, no bairro Três Vendas. A mudança representa uma melhoria direta nas condições de saneamento para cerca de 17,5 mil residências — e também um reajuste na tarifa da conta de água a partir de junho.
A unidade, localizada na avenida Francisco Caruccio, tem capacidade para tratar 100 litros de esgoto por segundo e atende bairros como Lindóia, Pestano, Quartier, Santa Terezinha e Sítio Floresta. A operação eleva o índice de esgoto tratado na cidade para aproximadamente 40%.
Atendimento amplia, e cobrança também muda
Com a entrada em funcionamento da estação, a cobrança da tarifa de esgoto nesses imóveis passa de 60% para 80% do valor consumido de água. A mudança segue a legislação municipal, que diferencia a tarifa entre imóveis que apenas têm esgoto coletado e aqueles onde também há tratamento.
O novo valor será aplicado nas contas com vencimento em junho. A cobrança afeta diretamente moradores da região que já estão ligados ao Coletor Geral CG-3, estrutura que leva os resíduos até a estação Novo Mundo.
Meta é tratar 90% até 2033
A nova estação é parte do plano do Sanep para ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade. A meta é alcançar 90% de esgoto tratado até 2033. Para isso, a prefeitura prevê a construção de mais duas ETEs — no Engenho e no Simões Lopes — que ainda dependem da aprovação de um financiamento de R$ 125 milhões na Câmara de Vereadores.
Com o início da operação, o Sanep pretende também acelerar obras de entroncamento para conectar mais redes da zona Norte ao CG-3, aumentando o número de imóveis beneficiados com o tratamento.
Fonte: Sanep
Imagem: Volmer Perez / Secom
0 comentários
Adicionar Comentário