Mais Recentes :

Chuvas retornam neste final de semana

Chuvas retornam neste final de semana

Intensidade, no entanto, será menor do que a do mês de maio e não deve impactar fortemente os pelotenses

As temperaturas amenas, que estão sendo vivenciadas, na cidade de Pelotas, nos últimos dias, passam a dar lugar, gradativamente, a uma nova onda de frio, a partir deste final de semana. De acordo com a MetSul Meteorologia, está previsto um novo episódio de chuvas intensas sobre o Rio Grande do Sul até o dia 20 de junho, mas o alerta não indica a possibilidade de um evento climático da mesma proporção do evento que se abateu sobre o Estado recentemente.

Com as cheias registradas no último mês, a estimativa é de que mais de 2 milhões de pessoas foram atingidas pela tragédia, com estragos em 90% dos municípios gaúchos. Entre danos materiais, interrupção de vias e demais transtornos ocasionados, o dado mais significativo é que pelo menos 175 pessoas perderam suas vidas por conta das enchentes.

Em Pelotas, aos poucos a população das regiões mais afetadas começa a retomar a sua rotina, com diversos moradores procurando limpar as suas casas para torná-las habitáveis novamente. Mariana Passos, diretora técnica da Associação Comunitária do Laranjal (ASCLAR), que reside no Novo Valverde, está passando por esta situação e diz que o ambiente, no local, ainda é caótico. “Estou há seis dias tentando voltar. A sensação é de que estamos em um cenário de guerra, ao transitarmos pelas ruas. As casas parecem que simplesmente explodiram e estão todas na calçada”, relata.

Apenas nesta segunda semana de junho os níveis da Lagoa dos Patos e do Canal São Gonçalo voltaram ao patamar considerado seguro pelas autoridades, tendo sido abandonada a utilização do mapa de risco ainda na última quarta-feira (12). Conforme divulgado pela Prefeitura de Pelotas, a cota de inundação da Lagoa dos Patos é de 1,70 metros, já o Canal São Gonçalo tem um limite de até 2 metros.

Redação: Eduardo Menezes

Foto: Juliano Lima


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes