“Estamos perdendo o controle público do INSS”, alerta Daniel Emmanuel
Casa 6 vira palco de formação musical com ensaios abertos da Orquestra Estudantil
A partir desta semana, a Casa 6, localizada na Praça Coronel Pedro Osório, passou a ser o novo espaço da Orquestra Estudantil Municipal de Pelotas. Além das aulas regulares de música, os ensaios gerais — abertos à comunidade — ocorrem sempre às sextas-feiras, a partir das 18h.
A mudança fortalece o uso cultural do espaço histórico, que está em processo de se tornar o Museu da Cidade. A Secretaria de Cultura (Secult) cedeu o local para abrigar o projeto, que promove formação musical gratuita para estudantes da rede pública.
Projeto amplia número de professores e alunos
A Orquestra, criada em 2018 pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), iniciou o ano com cerca de 50 novos alunos selecionados por meio de processo seletivo. Eles se somam aos cerca de 50 integrantes já ativos, que participaram de apresentações no ano passado e do Festival Internacional Sesc de Música, em janeiro.
Com a expansão, o projeto agora conta com três professores da rede municipal: além da idealizadora e regente Lys Ferreira, que ministra aulas de violino, viola e cello, integram o time Marcelo Valente (violão, flauta e percussão) e Rodrigo Xavier (violão, flauta e teclado).
As aulas são voltadas a estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 10 anos. Iniciantes devem ingressar no início do ano, mas alunos com experiência podem ser integrados à orquestra ao longo dos meses, conforme avaliação.
Cultura e transformação social
Segundo Lys Ferreira, a proposta vai além da formação musical: “É um projeto que transforma vidas. Envolve cultura, saúde mental e educação. Muda radicalmente a experiência dos estudantes com a escola e com o aprendizado”, afirma.
A secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, celebrou a ocupação da Casa 6: “Criamos um espaço cultural dinâmico em um prédio histórico. A Orquestra dá nova vida ao local e fortalece o acesso à cultura na cidade”.
Cronograma de aulas na Casa 6
Segunda-feira
- 8h30 – Violino (iniciantes)
- 9h30 – Violino (avançado)
- 10h30 – Cello e viola
- 14h – Cello
- 15h – Viola
- 16h – Violino (iniciantes)
- 17h – Violino (avançado)
- 18h – Estudo coletivo de cordas friccionadas
Quarta-feira
- 8h30 – Violão (avançado)
- 9h30 – Flauta (iniciantes)
- 10h30 – Percussão
- 14h – Violão (avançado)
- 15h – Estudo coletivo de sopros (alunos avançados)
- 16h – Flauta (iniciantes)
- 17h – Percussão
Sexta-feira
- 8h30 – Violão (iniciantes)
- 9h30 – Flauta (avançado)
- 10h30 – Piano (iniciantes)
- 14h – Violão (iniciantes)
- 15h – Contrabaixo e técnica vocal
- 16h – Piano
- 18h – Ensaio geral aberto à comunidade
0 comentários
Adicionar Comentário