“Estamos afogadas em um caldo cultural de violência”, alerta pesquisadora da UCPel
Cartões-postais com fotos feitas por moradores destacaram patrimônio histórico de Pelotas
Imagens selecionadas em concurso fotográfico foram distribuídas durante o Dia do Patrimônio
Durante a 12ª edição do Dia do Patrimônio, realizada entre sexta (15) e domingo (17), visitantes dos prédios históricos no entorno da Praça Coronel Pedro Osório receberam cartões-postais ilustrados com fotos tiradas por moradores de Pelotas. As imagens foram selecionadas por meio do concurso “Pelotas me Pertence”, promovido pela Secretaria de Cultura para incentivar o olhar da comunidade sobre o patrimônio da cidade.
Seis fotos foram escolhidas entre as 184 inscritas, e tiveram mil cópias cada impressas e distribuídas ao longo dos três dias de evento.
Imagem: Keli Siveira
Imagem: Mariledi Classer
Imagem: Gabriel Silveira
Imagem: Felipe Lopes
Imagem: Natália Nomberg
Imagem: Isaac Moraes
Autores das imagens foram homenageados no Paço Municipal
Na manhã de sexta-feira (15), os autores das fotos selecionadas foram recebidos no gabinete do Paço Municipal. Cada um recebeu uma cópia emoldurada da sua imagem, além de cartões-postais simbólicos. Todos os participantes do concurso receberão certificado digital por e-mail.
A secretária de Cultura, Carmem Vera Roig, destacou o envolvimento da comunidade com a preservação do patrimônio histórico. A diretora de Memória e Patrimônio da Secult, Simone Delanoy, participou da entrega dos cartões-postais aos autores.
Conheça os autores selecionados
Felipe Lopes – “Perspectiva aérea de uma noite que brilha por si só, nossa doce princesa do Sul”
Contador e fotógrafo por hobby, Felipe registrou uma vista noturna da Praça Coronel Pedro Osório com drone. Mora nas Três Vendas com a esposa e a filha.
Gabriel de Paula Silveira – “Pôr do sol do Quadrado”
Estudante de Eletrônica no IFSul, Gabriel captou o pôr do sol na ponte Pelotas–Rio Grande, lugar que frequenta desde criança.
Isaac Antônio Costa Moraes – “Memórias de uma cidade que fala”
Mineiro radicado em Pelotas, Isaac estuda Jornalismo na UFPel. Fotografou a estátua de Simões Lopes Neto voltada para o antigo prédio do Banco do Brasil.
Mariledi Gomes Classer – “A nuvem”
Moradora do bairro Porto, Mariledi fotografou o nascer do sol no trapiche do Laranjal, local onde costuma registrar imagens da natureza.
Natália Cerqueira Nomberg – “Arquitetura 1”
Estudante de Artes Visuais na UFPel, Natália mora no Monte Bonito e fotografou um ângulo arquitetônico das escadarias da Bibliotheca Pública.
Keli Silveira – “Catedral em flor”
Autora da imagem em que a Catedral aparece emoldurada por flores, não esteve presente na cerimônia, mas sua foto foi incluída entre as seis selecionadas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pelotas
Imagem: Volmer Perez/Secom
0 comentários
Adicionar Comentário