“Se a gente não discutir, eles decidem por nós”: Conferência quer dar voz à população de Pelotas
Cadeiras odontológicas quebradas afetam atendimentos em UBSs de Pelotas; manutenção começa nesta semana
Pelo menos 15 equipamentos estão inoperantes e impedem procedimentos odontológicos na rede básica
A precariedade das cadeiras odontológicas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas tem comprometido o atendimento odontológico à população. Pelo menos 15 dos 49 equipamentos instalados em diferentes bairros estão atualmente inoperantes, segundo levantamento do vereador Antonio Peixoto (PSD), que tem acompanhado a situação nas unidades.
A demanda foi encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde, que confirmou o início da contratação de uma empresa para realizar a manutenção. Os reparos começam pelas UBSs da Colônia Z3, Navegantes e Guabiroba.
Falta de manutenção impede atendimento
Os problemas encontrados são variados: mangueiras e canos soltos, falhas em compressores, ferrugem em estruturas, rasgos em assentos e encostos. “Essa é uma das principais queixas nas fiscalizações que venho realizando. Os dentistas relatam que não conseguem atender por conta das condições das cadeiras”, destaca Peixoto.
O parlamentar também afirma que busca viabilizar a destinação de recursos para renovação dos equipamentos, por meio de emendas parlamentares.
Soluções estruturais em andamento
A Secretaria de Saúde informou que, além da empresa contratada, está em estudo a contratação temporária de um técnico especializado em manutenção odontológica, além da possível criação de um cargo efetivo no quadro do Município. A proposta é agilizar os reparos e garantir a conservação contínua dos equipamentos, reduzindo a necessidade de processos licitatórios longos e aumentando a vida útil das cadeiras.
Fonte: Assessoria do vereador Antonio Peixoto (PSD)
Imagem: Divulgação
0 comentários
Adicionar Comentário