Mais Recentes :

Audiências públicas debaterão a situação das sequelas das vítimas da covid no estado

Audiências públicas debaterão a situação das sequelas das vítimas da covid no estado

Com intuito de debater as sequelas das vítimas da covid-19 e dar visibilidade à questão, audiências públicas serão realizadas em sete macrorregiões de saúde do Rio Grande do Sul pela Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas da Covid da Assembleia Legislativa do RS. A primeira, abrangendo a região Metropolitana, foi em Porto Alegre, na última segunda-feira (30), às 18h30 na Sala Adão Pretto da Assembleia.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Cláudio Augustin, é uma das vítimas que ficou com sequelas. Passou nove meses no hospital entre a vida e a morte. Foi internado com uma pneumonia bacteriana no dia 1º de dezembro de 2020 e, ao pegar covid no ambiente hospitalar, sua vida mudou profundamente. Desde agosto, está em casa, mas ainda na cama. 

O conselheiro ressalta que muita gente não está tendo a devida assistência para se recuperar de fato da contaminação da covid. “As audiências têm como objetivo mobilizar a sociedade do Rio Grande do Sul para os casos das centenas de milhares de pessoas contaminadas. Também fazer um levantamento da situação dessas pessoas, quantas morreram, quantas continuaram vivendo com sequelas, qual é o atendimento que está ocorrendo em cada região, quais os atendimentos faltam. Para podermos ter um mapa da situação real das consequências da pandemia no RS”, explica.

Segundo Cláudio Augustin, após os sete encontros será realizado um seminário em Porto Alegre para sistematizar todas as informações e encontrar formas concretas para ampliar e organizar uma luta em defesa das vítimas da covid.

Confira a entrevista ao Programa Contraponto desta quarta-feira, (01/06), com Rosangela Dornelles, graduada em Medicina pela FURG, fez especialização em Saúde da Família no GHC e mestrado em Desenvolvimento Regional na UNISC. Atua como médica reguladora na Central de Leitos da UTI da Secretaria Estadual de Saúde e médica plantonista no Hospital de Caridade de São Jerônimo, onde já foi Diretora Técnica. Presidenta da Associação dos Vereadores da Região Carbonífera (ACVERC). Coordenadora Nacional de Saúde da Associação Vida e Justiça em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19.

https://www.youtube.com/watch?v=h-f_5SoKExM

Redação: Vanessa Silveira / RádioCom, com informações Brasil de Fato RS


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes