Mais Recentes :

Ato público em Pelotas pede 'Basta de violência contra a mulher'

Ato público em Pelotas pede 'Basta de violência contra a mulher'

No próximo sábado (4/6), acontece em pelotas uma mobilização para pedir pelo fim da violência contra a mulher. O ato é organizado pela Frente Feminista 8M, formada por diversas articulações feministas da cidade, que convida a todes para a partir das 13h estarem na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Rua Barros de Cassal, 516).

A manifestação busca a efetivação de políticas públicas, acessibilidade e investimento na rede de enfrentamento á violência contra a mulher, agravada com a pandemia e o isolamento social.

Em entrevista para o Programa Contraponto da Rádiocom, a assistente social e participante da Frente Feminista 8M, Eva Santos, comentou que o movimento luta por uma rede mais efetiva de atenção e proteção às mulheres e meninas em situações de violência. “Queremos medidas que realmente protejam e garantam nossas vidas e o direito de andarmos nas ruas em segurança, livres de todas as formas de assédio” comentou.

Janete Flores, artivista e atuante na causa pelos direitos das mulheres e maiorias invisíveis, interroga as autoridades dizendo que o ato busca uma delegacia 24 horas, já que não funciona fora do horário comercial e nem aos finais de semana: “A nossa luta é pela vida das mulheres, das meninas, sejam elas cis ou trans. Para que todas elas tenham espaço e oportunidade na nossa sociedade. Por que a delegacia da mulher não funciona 24 horas?” questionou.

Confira a entrevista na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=gBBgvHGCg84

A cidade de Pelotas e o Rio Grande do Sul convivem com dados alarmantes de violência contra a mulher. No Estado, já ocorreram 33 feminicídios entre janeiro e abril, uma média acima de 2021 - que teve, no total, 97. Nacionalmente, os dados mostram que 30 mulheres sofrem agressão física e três são vítimas de feminicídio a cada hora.

No município, são mais de 7 mil inquéritos em andamento, com aproximadamente 900 boletins de ocorrência registrados nos três primeiros meses do ano - média de 10 por dia. Desde o começo do ano, 218 mulheres foram vítimas de ameaça, 179 de lesão corporal e 13 de estupro.

MANIFESTAÇÃO PELO FIM DA VIOLÊCIA CONTRA A MULHER

Data: 04 de junho de 2022 (sábado)

Horário: 13h

Local: na DEAM - Rua Barros de Cassal, 516

Moisés Silveira, estagiário da RádioCom


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes