Mais Recentes :

Ato em defesa das estatais marca aniversário da Petrobras nesta terça (3), no Rio de Janeiro

Ato em defesa das estatais marca aniversário da Petrobras nesta terça (3), no Rio de Janeiro

Sindicatos, movimentos populares e partidos políticos farão uma manifestação nesta terça-feira (3), dia do aniversário de 70 anos da Petrobras. O ato acontece no Rio de Janeiro, a partir das 15h, e tem como pauta a defesa das companhias estatais brasileiras.

"Será um dia de comemoração, mas também é um dia de fortalecer nossa luta pela reversão das privatizações e reconstrução de um Brasil soberano, democrático e com justiça social", anunciou Deyvid Bacelar, coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), entidade que participará da manifestação desta terça.

A Petrobras, especificamente, privatizou parte de seu patrimônio durante os últimos dez anos, especialmente durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De 2019 e 2022, foram vendidos 68 ativos, incluindo quatro refinarias, uma distribuidora de combustíveis, uma de gás, usinas de biocombustíveis, eólicas, termelétricas e até campos de petróleo do pré-sal.

Junto a esse processo, a maior empresa do país cortou investimentos e parte do seu quadro de funcionários. Perdeu, assim, parte de sua relevância para a economia nacional – algo que ela, agora, sinaliza que quer recuperar.

Com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República, a Petrobras foi retirada do Programa Nacional de Desestatização, junto com outras estatais. O governo Lula também questionou no Supremo Tribunal Federal (STF) um ponto da privatização da Eletrobras para tentar aumentar seu poder de voto sobre a empresa.

Em pressão pela reestatização da Eletrobras, o ato desta terça começa na antiga sede da empresa, na rua da Quitanda, no centro do Rio. Depois, seguirá para a Candelária até o edifício sede da Petrobras (Edise), na Avenida Chile. Lá, será realizada uma manifestação a partir das 17h, que deve contar com a participação do atual presidente da estatal, o ex-senador Jean Paul Prates (PT).

Serviço

Ato pelos 70 anos da Petrobrás e em defesa das estatais

Data: 03/10

15h - Concentração em frente à sede da Eletrobrás, na Rua da Quitanda, 196, com caminhada até a Candelária

16h - Concentração na Candelária, com caminhada até o Edifício Sede (Edise) da Petrobrás, na Avenida Chile

17h - Ato político em frente ao Edifício Sede da Petrobrás (Edise), na Avenida Chile.

Fonte: Brasil de Fato 


0 comentários

Adicionar Comentário

Anunciantes