"A história negra é ocultada no RS", afirma vice-presidenta do Clube Cultural Fica Ahí
Arraiá da BatuCantada celebra os ritmos da cultura popular no Porto
Realizado pelo Coletivo BatuCantada, evento acontece no Instituto Hélio D'Angola no dia 13 de julho com música, dança, feira e comidas típicas
O batuque que pulsa das mãos de mulheres e ecoa pelo bairro Porto anuncia: vem aí mais uma edição do Arraiá da Batu. No domingo, 13 de julho, a partir das 14h, o Instituto Hélio D'Angola recebe a terceira edição consecutiva da festa junina organizada pelo Coletivo BatuCantada. A programação é gratuita e convida a comunidade das Doquinhas — e toda Pelotas — a se reunir em torno da música, da dança e da celebração da cultura popular brasileira.
Ao som de xote, baião, forró e maracatu, a BatuCantada, sob a condução da Mestra Mágica Vanessinha, dá vida a um repertório que reverencia os festejos de São João e as tradições do povo. Entre uma batida e outra, o público poderá participar de oficina de forró, acompanhar uma quadrilha, assistir a performances de canto e pandeiro e ser surpreendido com um pocket show. A festa se completa com uma feira comunitária, barracas de comidas típicas e brincadeiras que evocam a memória coletiva das festas de rua.
Ensaio aberto
O caminho para o Arraiá começa no sábado, 5 de julho, com o Ensaio Aberto do Arraiá da Batu, às 18h30, na Casa da Música. A atividade, também gratuita, convida o público a conhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pela harmonia e pela bateria do coletivo, num momento de troca e preparação.
O Arraiá da Batu e o ensaio aberto integram o projeto “Coletivo e Bloco BatuCantada: Mulheres na Percussão e Carnaval”, que tem como objetivo fortalecer a presença feminina nas práticas percussivas e nas manifestações culturais populares. A iniciativa é financiada com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul (SEDAC) e do Ministério da Cultura (MinC).
Serviço
- Arraiá da Batu
Data: Domingo, 13 de julho de 2025
Horário: A partir das 14h
Local: Instituto Hélio D'Angola – Bairro Porto, Pelotas
Entrada: Gratuita
Programação: BatuCantada, oficina de forró, quadrilha, performance de canto e pandeiro, pocket show, feira, comidas e brincadeiras típicas
- Ensaio Aberto do Arraiá da Batu
Data: Sábado, 5 de julho de 2025
Horário: 18h30
Local: Casa da Música – Pelotas
Entrada: Gratuita
Fonte: Coletivo BatuCantada
Imagem: Divulgação/BatuCantada
0 comentários
Adicionar Comentário