Exposição “Vidas de Professoras” pode ser visitada no Hisales

postado em: Sem categoria | 0

Que recordações você guarda da sua professora? Além da orientação nas primeiras descobertas, certamente estão lá os jogos didáticos, os diários de classe, as folhas mimeografadas e outras tantas que talvez nem chegassem à percepção dos alunos. Elementos afetivos e funcionais que perpassam a vida docente estão em exposição na sala do grupo História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A mostra “Vidas de Professoras” apresenta um conjunto de materiais representativos da trajetória profissional de professoras, como documentos, livros, revistas, cadernos, planos de aula, materiais didático-pedagógicos, objetos e fotografias. Os itens expostos revelam aspectos da carreira e do trabalho docente, de outrora aos dias atuais.

Acervo em exposição

Dentre as peças em exposição, estão livros produzidos por professoras gaúchas entre 1940 e 1980 e itens da chamada “Escola Normal” – formação docente no século 19 –, como manuais, cadernos e diploma. Anotações de vencimentos (remuneração), legislação e diários de classe também compõem a mostra.

Visitação
A exposição “Vidas de Professoras” pode ser conferida até outubro. O Hisales fica no Campus 2 (Rua Almirante Barroso, 1.202) – na área do jardim -, e pode ser visitado de segundas a sextas-feiras, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min. O agendamento é solicitado apenas para as visitas em grupo com mais de cinco pessoas. Contato pode ser feito pelo e-mail grupohisales@gmail.com.

Hectógrafo

História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares
O Hisales é um centro de memória e pesquisa, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel. O grupo trabalha com três eixos: “Estudos sobre História da Alfabetização e da Escolarização”, “Pesquisas sobre Práticas Escolares e Não-Escolares de Leitura e Escrita” e “Livros Escolares Produzidos no Rio Grande do Sul”.

Além da investigação, o Hisales tem como um de seus objetivos fundamentais constituir acervos para manutenção da história e da memória da alfabetização. O grupo possui os acervos “Cadernos de Alunos de Ciclo de Alfabetização e Outras Séries”, “Cadernos de Planejamento (Diários de Classe) de Professoras”, “Livros para o Ensino da Leitura e da Escrita Nacionais e Estrangeiros”, “Livros Didáticos Produzidos no Rio Grande do Sul entre 1940 e 1980”, “Materiais Didático-Pedagógicos” e “Escritas Pessoais e Familiares”.

Doações
O Hisales aceita doações de materiais de todas as épocas e em qualquer estado de conservação relacionados aos acervos. As doações podem ser feitas aos integrantes do grupo, na sala do Hisales, ou por contato através de e-mail (grupohisales@gmail.com) ou Facebook.

Material em exposição


Fonte: UFPel

Deixe uma resposta